Com o fim do verão e o início do outono na quinta-feira, as mudanças climáticas começaram a ser sentidas com mais intensidade pela população. No período marcado por noites mais longas e pela queda das folhas das árvores, a temperatura também costuma diminuir consideravelmente, fazendo as pessoas retirar do armário algumas roupas guardadas, além da busca por novas peças para incrementar o vestuário desta estação, a mais charmosa do ano.
E o comércio já está se preparando para atender aos novos pedidos dos clientes. Segundo Alcione Pawlack, proprietário da loja For Men, a procura por roupas de meia-estação aumentou consideravelmente nas últimas semanas. “As pessoas já estão buscando alguns produtos, como blazers, camisas manga longa, entre outros”, frisa.
Pawlack ainda também destaca que, neste ano, o clima está mais de acordo com a estação marcada, o que facilita as vendas. “Este ano, as estações estão mais definidas, e estamos conseguindo nos preparar melhor, nós temos uma garantia e uma tranquilidade para adquirir o produto conforme a estação”, lembra.
E ainda existe o outro lado. Aproveitando a mudança de mostruário, algumas empresas realizam promoções de queima de estoque dos produtos do verão, e muitas pessoas acabam aproveitando esta oportunidade para adquirir peças pensando já na próxima onda de calor.
Para Pawlack, a liquidação das peças de verão é um bom negócio não só para o consumidor, mas para as empresas. “Ajuda a aquecer as vendas e liberar espaço para receber a coleção outono/inverno, não existe mais vantagem em guardar o estoque”, completa.
Tendências da moda
Para quem deseja adquirir novos produtos neste outono já seguindo as tendências da moda desta estação, a sócia-proprietária da Dona Encrenca Boutique, Andrea Weihermann, destaca as tendências, principalmente para o público feminino. “Está bem forte o couro, a renda, as transparência, os anos 70, o animal print e a sobreposição. A moda está bem eclética, para todos os gostos e corpos”, frisa.
Em matéria de estampas, Andrea cita o xadrez, que volta nesta estação repaginado, se destacando em uma versão com cores mais fortes. Além disso, as estampas granito, geométrica, étnica, tigresa, design, leopardo, flores aquareladas e flores vintage também estão bem conceituadas.
Já quanto às cores, Andrea destaca o rosa, tons neutros de azul, amarelo, tons de uva, o cinza e principalmente o preto e o branco como tendências para este outono.