Após 13 anos sem contar com um hospital, Piên vive novamente a expectativa neste final de semana, quando será oficializado o início dos trabalhos e o atendimento na fundação hospitalar da cidade. Inicialmente o estabelecimento vai atender procedimentos de baixa complexidade, funcionando como pronto atendimento 24 horas.
Equipado com 48 leitos e moderna estrutura, o hospital deverá se tornar referência para o setor Sul da Região Metropolitana de Curitiba, atendendo, num futuro próximo, os procedimentos de média complexidade. O prédio conta com mais de três mil metros quadrados e dispõe de dois centros cirúrgicos e maternidade. “Será um hospital moderno, capaz de atender a demanda da nossa cidade e estender o atendimento para a região”, disse o prefeito Gilberto Dranka (PSD).
O prefeito relembra todos os esforços e a mobilização da comunidade para viabilizar a abertura do hospital em Piên. Conforme explica, dentro de 60 dias, será organizado um ato solene para marcar oficialmente a inauguração do empreendimento. “A administração do hospital se fará por um termo de cooperação técnica entre a Fundação Hospitalar Harry Guido Greipel e a Sociedade Evangélica Beneficente. Finalmente, o tão esperado hospital de Piên vai abrir suas portas para dar a tranquilidade e o atendimento que a nossa comunidade tanto merece”, acrescenta.
Posto de saúde
A partir da próxima semana, o atendimento no posto de saúde se dará das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Também será ampliado o número de consultas na unidade.
Secretário de Saúde
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Ingo Stracke, explica que o hospital vai funcionar por meio de uma parceria de repasses entre a Prefeitura e o governo do Estado, que também fornecerá materiais e medicamentos. Além disso, o hospital vai contar com repasses do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS/Paraná (HOSPSUS).
Segundo Stracke, a Prefeitura vai repassar recursos à entidade mediante a compra de serviços, portanto, garantia de atendimento gratuito a toda população, 24 horas por dia. A Sociedade Evangélica Beneficente, que administra o Hospital Evangélico de Curitiba, terá a responsabilidade de administrar o hospital de Piên. “O médico atenderá das 8 às 12 horas, no período da manhã, e das 13 às 17 horas no período da tarde. Até às 19 horas, duas técnicas em enfermagem irão atender até o final do expediente. Vamos fazer de tudo para a nossa população receber o melhor atendimento no setor da saúde”, disse Ingo.
A presidente da Fundação Hospitalar Harry Guido Greipel, Lucia Cavalheiro, diz estar feliz com a abertura da entidade e destaca todos os esforços que foram realizados nos últimos anos envolvendo a iniciativa pública, privada e a mobilização de toda a sociedade pienense, que também contribuiu para garantir mais esta conquista. “Estou feliz pela conclusão da obra do hospital. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos neste projeto que vai disponibilizar uma significativa melhoria em nosso sistema de saúde”, enfatizou Lúcia.