Para resolver os trâmites legais e auxiliar nas dúvidas dos futuros empresários, a Prefeitura de São Bento do Sul está em fase final de criação da Sala do Empreendedor, local que irá comportar todas as etapas necessárias para que os interessados em ter um negócio próprio possam transformar o sonho em realidade.
O espaço ficará dentro da Prefeitura e irá sanar uma necessidade antiga, como destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Weihermann. “Antes era tudo dentro da Prefeitura, mas o futuro empreendedor tinha de passar por diversos atendimentos. Agora nós faremos tudo em um setor só, em um espaço onde iremos explicar tudo sobre a abertura da empresa, vamos passar todas as informações necessárias e deixá-lo a par do que é preciso para que o negócio possa iniciar”, lembra.
O local contará com dois funcionários de Tributação, para auxiliar nos custos e nos encaminhamentos legais; um fiscal de posturas, que irá visitar o local onde o futuro empreendedor pretende abrir o negócio, para verificar se o espaço tem condições de receber a empresa e se está dentro das normas; e dois consultores de negócios, que irão orientar o trabalhador quanto a abertura do seu empreendimento.
Weihermann diz que a sala irá reduzir o tempo necessário para que os empreendedores possam iniciar os seus negócios. “Hoje o empresário leva trinta, quarenta dias para abrir uma empresa, e o nosso propósito é de que, da nossa parte, em uma semana, ele consiga iniciar o seu negócio”, frisa.
Números do município
Atualmente, São Bento do Sul conta com 8.082 empresas em atividade, divididas em microempreendedor individual (MEI), microempresas (ME), empresa de pequeno porte (EPP), empresas de médio e grande porte e autônomos. Destes, 729 iniciaram seus trabalhos em 2013, sendo que a ideia é fazer com que estes números só aumentem.
O número de estabelecimentos que abrem e encerram seus trabalhos em um curto espaço de tempo é muito elevado no país e, segundo Weiherman, a sala do empreendedor tem como principal objetivo evitar que este tipo de situação ocorra no município. “Queremos facilitar a vida dos empreendedores, poder orientar melhor e ajudá-los a montar um plano de negócio, para que eles vislumbrem a empresa antes dela abrir e possam desenvolvê-la com mais facilidade e segurança”, lembra. O local está em fase final de reforma e deve iniciar seus trabalhos ainda na primeira quinzena do próximo mês.