Nos últimos dias viralizou um vídeo em que idosos aparecem cantando e dançando durante uma excursão para Aparecida, em São Paulo. O vídeo, postado pela nutricionista Andressa Radziminski, traz na legenda que ela e o namorado, participantes da excursão, achavam que a viagem seria tranquila por estarem com idosos. No final do vídeo aparecem os músicos muito animados cantando e dançando.
O vídeo, publicado no perfil de Andressa no Instagram, viralizou e apareceu em grandes canais como Metrópoles, TV Band e G1.
Quem aparece nestas imagens, além de Andressa e o namorado Ronaldo Albuquerque, são os músicos Edmundo Ruckl (Eto), de 77 anos, Marcelino Stoeberl Sobrinho (Lino), de 71 anos, e Mateus Chaves, de 55. Eles fazem parte do grupo Tradição e Fé, que se apresenta na igreja da comunidade de Volta Grande, onde residem.
Quem também fazia parte do grupo era José Waldemar Sacht, o Zezo. Ele aparece tocando saxofone no vídeo e faleceu no último dia 2 de agosto, aos 72 anos.
A viagem em questão, realizada no final de julho, teve como destino o santuário de Aparecida. O momento em que a música toma conta do ônibus e dos passageiros foi na ida, mas o trio garante que é sempre assim suas viagens. “É sempre assim como nos vídeos. No hotel, quando chegamos, o bicho pega também”, brincou Mateus, violeiro e guitarrista da turma.
“Vamos indo e voltando assim. Toca uma hora, dá uma parada, depois toca de novo”, completou Eto, que toca bandoneon. “Três horas da manhã o bandoneon tocava também”, disse Juliana Ruckl, neta de Eto, que também estava na viagem.
Lino foi quem organizou a excursão e conta que o grupo saiu de Rio Negrinho às 17h do dia 22 de julho, chegando às 6h do dia 23 em São Paulo. “Sempre esperamos o pessoal se acomodar, rezamos um terço e depois música”, disse Lino. “No hotel também tocamos até às 22h, tem um espaço para músicos lá”, completou Eto.
Repertório de luxo
E o repertório dos músicos é selecionado conforme o público presente, sempre respeitando a hora do descanso dos passageiros. “A gente analisa o público pra cantar junto, puxa as mais conhecidas. Não adianta cantar músicas muito novas que o pessoal aqui não conhece. Tem que envolver as pessoas na brincadeira, isso que é o legal da festa. Levar alegria para as pessoas”, disse Mateus.
“É um repertório pra pessoa da meia idade mesmo, que canta junto. São músicas que marcaram época, como Moreninha Linda, Chalana, As Mocinhas da Cidade, Chico Mineiro. São músicas raízes, dos nossos avós”, completou.
Por mais que cantem e embalem viagens há algum tempo, jamais imaginariam que um simples vídeo iria correr o país. “A gente não imaginava! Ali a gente vê o quanto as pessoas estão preocupadas só com trabalho e esquecem que o lazer é uma necessidade do ser humano”, frisou Mateus. “O pessoal que me conhece já me chama de famoso”, brincou Lino.
Homenagem a Zezo
Atualmente, o grupo Tradição e Fé conta com 12 integrantes que se apresentam na igreja Nossa Senhora de Lourdes. “São cantos religiosos, ensaiamos toda quinta-feira. Quando convidam a gente pra sair nas viagens, vamos também”, disse Mateus.
Segundo ele, Zezo, falecido dias após a viagem, gostava muito de música. “Eles tocavam juntos na bandinha Santa Cecília, ele sempre foi dedicado. No grupo ele sempre fazia a frente quando tinha ensaio ou apresentação. Uma pessoa muito querida na comunidade”, falou.
“A bandinha eu e o Lino que fundamos. Começou com 22 músicos e hoje só ficaram quatro vivos”, disse Eto. “Eu tinha 15 anos quando começamos”, completou Stoeberl.
E as próximas viagens do grupo já estão definidas. No dia 29 de dezembro eles retornam para Aparecida, onde passam o ano-novo. No dia 28 de julho de 2024 tem uma nova viagem ao santuário. “Em dezembro vão mais dois músicos de Rio Negrinho e vamos em quatro ônibus”, disse Mateus. “Na primeira vez fomos em 19 pessoas, depois em 32 e dessa vez estávamos em 46”, completou Lino.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕