José Hilário Schroeder foi o último proponente a entregar a papelada dentro do prazo legal estipulado pelo Edital de Apoio à Cultura de 2014. Acompanhado pela filha Bárbara, ele entregou os envelopes – tanto o de habilitação documental quanto o projeto técnico – a Luiz Kluska, da Comissão Executiva do Fundo Municipal de Cultura, às 16h56 de ontem, quatro minutos antes do limite estabelecido. Hilário apresentou um projeto para a área de música. Ao todo, a Fundação Cultural recebeu 35 projetos, a maioria deles das áreas de música e literatura.
O edital deste ano disponibilizou R$ 180 mil (ao todo) para incentivo de atividades em diferentes áreas artístico-culturais, tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas de direito privado (sem fins lucrativos). Foi fixado o orçamento máximo de R$ 18 mil por projeto. Cada proponente poderia apresentar até dois projetos, mas apenas um receberia apoio financeiro. Protocolados pela Comissão Executiva do Fundo Municipal de Cultura, os projetos serão analisados quanto ao preenchimento correto dos formulários e também quanto à documentação exigida.
Última hora
Na manhã de ontem, assim que a Fundação Cultural abriu suas portas, havia 11 projetos protocolados. Ou seja, no último dia de prazo, foram apresentados 24 projetos. Apenas na última hora, das 16 às 17 horas, foram apresentados 7 projetos.
A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura agora fará a análise dos projetos, atribuindo pontuações de acordo com uma série de critérios, como o mérito artístico e cultural, o currículo do proponente, a viabilidade e a coerência do orçamento, a contrapartida social, o caráter inovador do projeto e outros. Os proponentes que tiverem seus projetos aprovados terão 15 dias úteis para firmar contrato com a Fundação Cultural, recebendo o recurso em parcela única, em conta específica. Os resultados serão divulgados no dia 9 de maio.