Alguns consumidores das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) da região enfrentaram transtornos com a emissão das faturas de energia elétrica no final de 2024, com situações em que chegaram a ser emitidas mais de uma fatura no mesmo mês, ou outras em que os débitos automáticos – para quem opta por essa modalidade – não foram efetivados. Problemas com as leituras dos códigos de barras das faturas também foram relatados, e a movimentação nos postos de atendimento da Celesc tem sido grande nos primeiros dias de 2025.
Um desses casos aconteceu com um morador do bairro São Rafael, em Rio Negrinho, que relatou que, no mês passado, sua fatura não foi debitada em sua conta como ocorria regularmente. “Tenho débito em conta e não debitou porque o código de barras deu um problema na emissão e não reconhecia. Como passou da data de pagamento, peguei e fui até a Celesc ver, e me falaram que realmente tinha dado um problema na geração, e eles lançariam o débito mais para frente. Esse débito seguinte ocorreu sem problema nenhum”, conta.
A situação, porém, foi um pouco diferente com o sogro desse morador. “A minha esposa pegou a fatura que estava na casa dele e pagou, só que daí, no mês seguinte, não veio a fatura e fomos na Celesc para ver o que tinha dado. Como estava dando esses problemas com algumas contas, a gente foi lá, e eles geraram uma nova conta, que era a correta, e falaram que a fatura do mês passado estava com uma pendência, mesmo tendo sido pago o mês anterior”, detalha. “Eu tive que ir novamente até a Celesc levar a fatura paga”, completa.
“Eles falaram que havia sido gerada errada a conta, que, na verdade, era para ser um valor e foi gerado a menor, dando uma diferença. Como a gente pagou, depois foi feita a fatura certa e foi paga no mês de dezembro, só que ficou pendente do mês de novembro, e eles ficaram de gerar uma conta suplementar da diferença, que era algo em torno de R$ 6. Agora já está em ordem, mas causou alguns transtornos. Nos dias que fui na Celesc – e eu fui umas três vezes lá para alinhar isso – sempre tinha bastante gente, todas relatando problemas parecidos: que não gerava a fatura, ou a fatura gerava errada, a pessoa ia pagar no banco e não conseguia porque o código de barras não lia, ou algo assim”, relata.
Outro morador, desta vez do bairro Bela Vista, também em Rio Negrinho, recebeu uma primeira fatura com vencimento para o dia 12 de dezembro e outra com vencimento para o dia 23 do mesmo mês. Neste caso, como foram emitidas duas faturas em um mesmo mês, a fatura com vencimento em janeiro de 2025 contou com um crédito, ou seja, um abatimento do valor.
Gerente explica situação
Carlos Alberto Becker Junior, gerente regional da Celesc em São Bento do Sul, explica que, no caso ocorrido com a unidade consumidora no bairro Bela Vista, a primeira fatura recebida pelo consumidor teve uma correção. “Eles corrigiram o valor por algum equívoco na questão dos valores lidos e encaminharam a fatura corrigida. Como já tinha sido paga a primeira fatura, ficou um crédito na unidade consumidora e que agora, na fatura de janeiro, foi descontado esse valor”, destacou. Becker frisa ainda que, normalmente, o próprio sistema da Celesc está fazendo a correção de forma automática, mas, se persistir a dúvida, a orientação é para que os consumidores procurem os canais de atendimento via 0800 048 0120 ou nas lojas físicas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕