Moradores de Santa Catarina foram surpreendidos neste domingo (18) com uma mensagem de alerta severo da Defesa Civil estadual. A notificação fez parte do maior simulado de desastres já realizado no Brasil, envolvendo mais de 250 mil pessoas em 250 municípios catarinenses. A iniciativa busca testar a capacidade de resposta em situações de risco, como enchentes e deslizamentos.
O exercício, chamado 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, mobilizou lideranças comunitárias, voluntários e profissionais de diferentes esferas de governo. As ações incluíram evacuações simuladas, montagem de abrigos temporários, distribuição de ajuda humanitária e testes de sistemas de alerta.
Coordenado pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, o simulado contou com apoio de diversas instituições, como Corpo de Bombeiros, universidades, polícias, e órgãos privados como o Aeroporto de Florianópolis e o Portonave. A data marca ainda os 52 anos da Defesa Civil estadual.
Santa Catarina é o estado brasileiro mais atingido por desastres naturais. Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, o objetivo do simulado é fortalecer a integração institucional e promover a cultura da prevenção. “Isso salva vidas”, afirmou.
As informações são do portal ND Mais
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕