Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Menina Lara luta contra a leucemia

Com leucemia desde os 3 anos, Lara Cristina Lang, hoje com 9, precisou novamente ser internada sexta-feira passada no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. O pai, comerciante Jaime Lang, morador do bairro Dona Francisca, contou que ontem ela estava um pouco melhor, recuperando-se de uma dor de garganta que a acometeu. “A febre já baixou um pouco”, disse ele em A Gazeta. “Se tudo der certo, sexta-feira ela sai do hospital”. Porém, já na segunda-feira que vem, ela precisará passar por baterias de exames na capital paranaense. “Estamos desde 2007 indo a Curitiba”, contou o pai, casado com Divone, com quem tem mais uma filha, Djulia, de 13 anos.

Segundo Jaime, são necessárias mais 32 semanas de tratamento com sessões de quimioterapia e medicamentos. Contudo, dependendo da situação da menina – com a imunidade baixa, por exemplo –, o tratamento precisa ser interrompido. O tratamento de Lara está sendo feito via Sistema Única de Saúde (SUS), mas, de acordo com o pai, são inúmeras as despesas pagas do próprio bolso, como o custo das viagens, a alimentação, eventuais medicamentos não disponíveis no SUS, etc. Ele ressalta que já recebeu inúmeros apoios, de pessoas jurídicas e físicas, até mesmo do exterior, pelo que agradece.

Contatos

Para mais informações ou auxílio à família, os telefones de contato são o 9976-2875 (Jaime), o 9651-3740 (Divone) e o 9652-8078 (Fundação Cidadania). O e-mail da entidade é cidadaniafundacao@gmail.com.

Viagem de auxílio

A situação de Lara, aluna do 4º ano da escola estadual São Bento, não exige transplante de medula. Porém, a família desde já prepara-se se houver necessidade. Para isso, conta com auxílio da Fundação Cidadania de São Bento do Sul. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a entidade realizará, nesta sexta-feira, uma viagem a Curitiba, com saída às 8 horas da sede da fundação, na rua Augusto Klimmek, 450, Centro, proximidades da Condor. Interessados em fazer a doação de sangue para o Hemobanco podem aproveitar a oportunidade e doar 10 mililitros a mais para os procedimentos de doação de medula óssea – procedimento utilizado para realização de mapeamento genético do material, que vai para o banco nacional de doadores de medula óssea.

Caso um dia a menina de São Bento do Sul necessite do transplante, pode vir desta fonte o material compatível. O material dos pais e da irmã de Lara, conforme exames, são incompatíveis geneticamente. No caso da doação sanguínea propriamente dita, o sangue vai para o estoque do Hemobanco, para utilização conforme a demanda. Na semana passada, por estar com as plaquetas sanguíneas zeradas, ela precisou de uma quantidade considerável do sangue tipo O positivo.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas