Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Mais de mil mercadorias já foram apreendidas de vendedores ambulantes em São Bento

População deve evitar comprar produtos sem procedência

• Atualizado 20 dias atrás.

Chaveiros, perfumes, alfajores, trufas e outros produtos são vendidos por ambulantes em São Bento do Sul, na maior parte das vezes de maneira irregular. Esse problema preocupa o Departamento de Fiscalização da Prefeitura, que já apreendeu mais de mil produtos nos últimos dois anos.

“Perfumes, óculos de sol e outros itens são falsificados, enquanto alimentos como alfajores não têm regularização junto à Vigilância Sanitária. Geralmente, esses vendedores usam um discurso sobre representarem alguma instituição ou ONG suspeita, o que se prova falso ao abordá-los”, revelou o chefe de fiscalização da Prefeitura, Acácio Drosczaka.

Conforme os fiscais, durante a abordagem os vendedores não apresentam notas fiscais dos produtos e às vezes fazem ameaçam.

“Alguns fogem, abandonando as mercadorias por estarem em dívida com a justiça. Apreendemos esses itens e damos 15 dias para apresentação da documentação para retirada, o que raramente ocorre devido à irregularidade. Com isso, as mercadorias são armazenadas em um depósito e posteriormente incineradas”, relata Juraci Rossetto, conhecido como Jura, responsável pela fiscalização.

Denúncias
Existem vendedores regulares que podem comercializar seus produtos sem problemas, desde que cumpram as obrigações fiscais e tenham registro da procedência de suas mercadorias. Contudo, a população deve estar alerta, pois há casos de crianças sendo obrigadas pelos pais a venderem panos de prato, trufas, paçocas e outros produtos.

Nessas situações, é necessário contatar a Polícia Militar pelo número 190, que solicita apoio do Conselho Tutelar. Além disso, denúncias podem ser feitas diretamente pela Ouvidoria da Prefeitura, através do telefone 156, que encaminha as ocorrências ao setor de fiscalização.

Leia a matéria completa no jornal impresso de terça-feira (13). 


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

whatsapp-image-2024-11-07-at-124320-1
Acontece SC
WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas