Na última semana de 2016, no dia 28, a Polícia Militar de Rio Negrinho prendeu três paulistas suspeitos de tráfico em Rio Negrinho. Foram encontradas drogas no veículo que eles estavam. Um dos homens, Rafael de Lorenzo, foi solto em seguida pelo Poder Judiciário, já que nada foi encontrado contigo naquele dia.
Depois, conforme o delegado Gil Ribas, o Setor de Investigações Criminais da Polícia Civil de Rio Negrinho deflagrou investigação em torno do suspeito. Foi descoberto que ele estava hospedado em um hotel da cidade e, após ser solto, não retornou ao local para pagar a conta e pegar sua bagagem. Nas malas do investigado foi localizada grande quantidade de drogas de várias espécies, como maconha, skank, haxixe, MD e outros produtos ainda não identificados, que serão analisados pelo Instituto Geral de Perícias.
Logo depois da apreensão das drogas, a Polícia Civil representou, ainda na madrugada, pela prisão preventiva de Rafael, pela possibilidade de fuga do investigado para São Paulo, de onde trouxe os entorpecentes. Após deferida a ordem de prisão, a Polícia Civil descobriu que Rafael já tinha fugido para Lins, abandonando seus pertences em Rio Negrinho.
O delegado Gil Ribas manteve contato com a polícia paulista, a qual iniciou a busca pelo investigado, descobrindo que ele não morava no endereço fornecido na delegacia. Foram realizadas investigações e posteriormente descobriu-se o paradeiro do suspeito, que foi preso em Lins/SP na manhã de quarta-feira (4). Ele foi detido e permanecerá preso à disposição da Justiça.