A primeira votação do conclave para eleger o novo papa terminou sem definição nesta quarta-feira (7), no Vaticano. A fumaça preta, sinal tradicional de que nenhum dos candidatos recebeu votos suficientes, foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina por volta das 16h (horário de Brasília), indicando que a Igreja Católica segue sem um novo pontífice.
Milhares de fiéis permanecem reunidos na Praça de São Pedro, em Roma, acompanhando com expectativa o processo que decidirá o novo líder espiritual da Igreja Católica. Para que um nome seja eleito, é necessário que o candidato receba dois terços dos votos — pelo menos 89 dos 133 cardeais eleitores.
Este conclave foi formado por 133 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, e começou no início da manhã desta quarta-feira. A fumaça branca é o símbolo mais aguardado por católicos do mundo inteiro durante o processo, pois representa consenso, unidade e o início de uma nova liderança espiritual. Ela é resultado da queima das cédulas de votação misturadas a compostos químicos específicos, que garantem a cor branca e a visibilidade do sinal.
A expectativa agora se volta para esta quinta-feira (8), quando os cardeais retornarão à Capela Sistina logo no início da manhã para dar continuidade ao processo. Estão previstas até quatro votações ao longo do dia, o que aumenta a possibilidade de definição do novo papa. Caso haja consenso, a tradicional fumaça branca pode ser vista a qualquer momento, marcando o fim do conclave e o início de um novo pontificado.
Informações são do portal Vaticano News
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕