Faltam apenas alguns detalhes de ordem legal para que o governo federal autorize os brasileiros a sacar os saldos de suas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Estima-se que as contas inativas do fundo em São Bento do Sul somem entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões.
A princípio, poderá efetuar o saque quem teve contrato de trabalho finalizado até 31 de dezembro de 2015, inclusive quem possui outro contrato trabalhista em vigor. Todo vínculo empregatício formalizado gera uma conta do FGTS. Assim, é possível que a pessoa tenha mais de uma conta.
O objetivo do governo federal é aquecer a economia. Quem não quiser sacar os saldos inativos pode deixá-los rendendo – atualmente, são 3% anuais mais a Taxa Referencial (TR).
Consulta aos saldos
Conforme Allan, a forma mais prática para consultar os saldos de contas inativas é por meio do aplicativo FGTS, o qual pode ser baixado do site www.caixa.gov.br para os sistemas operacionais Android, iOS ou Windows Fone. Também é possível consultar o extrato no site do banco, pelo internet banking, em terminais de autoatendimento (com o Cartão Cidadão) ou por meio do telefone 0800-726-0207.
Mais detalhes do assunto estão no jornal impresso de fim de semana (14 e 15).