Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Escola de Aviação em São Bento abre nova turma para formação de pilotos

Centro de formação possibilita que mais pessoas possam realizar o sonho de pilotar um avião

• Atualizado 14 dias atrás.

Os amantes da aviação em São Bento do Sul e região passam a contar com mais uma facilidade na hora de obter a certificação como piloto amador. Isso porque a cidade agora possui um polo da prova de Teoria da Aviação dentro do aeródromo municipal, localizado no bairro Colonial. Implementada no ano passado, a Escola de Aviação já formou vários alunos e está com uma nova turma aberta para o próximo mês.

Quem coordena os trabalhos na escola é o diretor Leandro Inácio Araújo. Ele ressalta que o curso de Teoria da Aviação aerodesportista tem apresentado bons resultados na cidade e região. “Até pouco tempo, o aluno precisava se deslocar a um polo distante, em outra cidade, para fazer a prova teórica. A partir deste mês, o checador Túlio Rodrigues foi credenciado pela Associação Brasileira de Formação Aeronáutica (Abefaer) para aplicar a prova da banca de Teoria da Aviação na cidade”, explica Leandro.

Para ele, ter um polo prático na cidade facilita o processo de habilitação dos alunos interessados no curso. “Essa é mais uma conquista para o desenvolvimento da aviação aerodesportista na região. Com o alinhamento do curso de Teoria da Aviação sequenciando a prova com validade para habilitação, o processo se torna mais acessível para os interessados da região”, ressalta o diretor.

Sobre a escola
O curso acontece no Aeroclube de São Bento do Sul, localizado no antigo aeroporto do bairro Colonial, e o método é afiliado à Associação Brasileira de Ultraleves (ABUL), com selo de reconhecimento aos pilotos válido em todo o espaço aéreo brasileiro.

Leandro explica que a carteira de piloto é semelhante à de motorista (CNH), exigindo a participação nas aulas teóricas e práticas, além da aprovação nas provas. Durante o curso, os alunos aprendem temas como Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Regulamentação Aeronáutica, Meteorologia e Navegação.

Uma vez habilitados, os participantes estão aptos a pilotar pequenas aeronaves. “Esse é o primeiro passo. Ultraleves são aeronaves leves que proporcionam conhecimento e autorização para voar em vários espaços. Se você quiser, por exemplo, seguir carreira como piloto de avião, precisa avançar para a habilitação chamada PP e seguir essa trajetória”, explica Araújo.

Nova turma
A data de início da segunda turma do curso foi transferida para o dia 15 de março, e as matrículas continuam abertas. O curso visa preparar os alunos para a aprovação na Banca de Teoria da Aviação, sendo essa a primeira etapa para quem deseja se tornar piloto de avião. Mais informações sobre o curso e o aeroclube podem ser obtidas pelo contato (47) 99737-3327.

Confira a matéria completa no jornal impresso desta terça-feira (11).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas