Por, pelo menos, quatro anos, a Expoama não deverá mais ser realizada em São Bento do Sul. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (17) pelo prefeito Antonio Tomazini (PL), durante café da manhã com a equipe de A Gazeta. O prefeito lembrou da última edição, realizada em 2023, a qual ficou marcada por imbróglios jurídicos que quase acarretaram o cancelamento do evento poucas horas antes do início. Em 2024, a festa não foi realizada por conta do período eleitoral.
No entendimento de Tomazini, a Expoama sempre foi uma incógnita, pois setembro costuma ser um mês chuvoso, o que acabava prejudicando o evento. De acordo com o prefeito, também são questionáveis os resultados que a festa traz para a agricultura, pecuária e comerciantes da cidade. “Não vimos um retorno para a cidade e, além disso, foi desgastante demais do ponto de vista administrativo”, disse.
Além de não trazer retorno para a cidade, a realização desse tipo de evento tem um custo bastante elevado. A última edição acabou custando cerca de R$ 700 mil aos cofres públicos.
Chope sem glúten
Na edição de 2023, a ideia de inserir no edital uma exigência para a empresa que fosse explorar o serviço de oferta de bebida disponibilizar “chope sem glúten” foi o ponto mais crítico e gerou uma enxurrada de críticas, desgastando ainda mais o governo e o evento. “Jamais imaginei um desgaste daquela natureza. Não vale a pena! Tirar R$ 700 mil do orçamento para realizar uma festa que não dá retorno para os nossos produtores nem para a economia em geral. Realmente não vai acontecer”, complementa Tomazini.
O prefeito não confirma nenhum outro evento da mesma natureza, mas disse que, sendo para investir em uma festa para a cidade, ela precisa ter a identidade local. “No momento, temos muito mais que fazer pelo bem-estar das pessoas. Não se trata apenas de asfalto, mas de saúde, educação e outros setores onde precisamos concentrar nossa atenção e investimentos”, conclui.
Não é de agora
Ao longo dos últimos anos, a Expoama deixou de ser realizada diversas vezes, muito devido aos custos. Também houve o período de pandemia, que acabou impedindo a realização de eventos em todo o país por praticamente dois anos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕