A utilização das ciclofaixas em São Bento do Sul ainda causa dúvidas entre motoristas e ciclistas. Presentes em grande parte da cidade, essas vias oferecem mais segurança para quem se desloca pelo município de bicicleta. Entretanto, mesmo após alguns anos de sua implantação, persistem questionamentos sobre os tipos de veículos permitidos, as velocidades e as preferências em cruzamentos.
De acordo com Gustavo Gama, diretor do Departamento de Trânsito Urbano (Detru), existe legislação específica para os veículos aptos a utilizar essa faixa.
“A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 996, de 15 de junho de 2023, define os seguintes veículos: bicicleta; equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e monociclos; bicicleta elétrica; ciclomotor (exemplos: mobilete, gareli, scooter de até 50 cilindradas); motoneta (como lambreta, vespa) e motocicleta. Todos com tratamento diferenciado. Apenas as bicicletas e bicicletas elétricas são equiparadas. Em geral, os limites de velocidade são de 32 km/h para bicicletas elétricas, patinetes e monociclos, e 50 km/h para ciclomotores”, detalha.
Adicionalmente, ao usar estas ciclofaixas, tanto condutor quanto passageiro precisam usar capacete. “Bicicletas elétricas, patinetes e monociclos podem se deslocar nas ciclovias respeitando o limite máximo de velocidade de 6 km/h. É importante lembrar dos acessórios obrigatórios para patinetes e monociclos: indicador ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, integradas ao equipamento”, ressalta Gama.
Para as bicicletas elétricas, além dos itens de patinetes ou monociclos, é necessário ter espelho retrovisor do lado esquerdo e pneus adequados.
Uma dúvida recorrente se refere à prioridade em cruzamentos ou acessos a vias laterais. Nesses locais, os condutores podem obstruir a ciclofaixa temporariamente.
“Pela legislação de trânsito, os veículos de maior porte têm responsabilidade pela segurança dos menores. Os motorizados cuidam da segurança dos não motorizados e, juntos, protegem os pedestres. No entanto, o ciclista precisa estar atento aos veículos à sua direita. No tráfego, estes têm prioridade e, em um momento de distração, podem não notar o ciclista”, adverte.
Conforme o diretor do departamento, Santa Catarina lidera o ranking nacional em relação à frota de veículos por habitante. “São Bento do Sul reflete essa realidade com mais de 83 mil habitantes e 68 mil veículos registrados. A infraestrutura viária precisa se ajustar à demanda. No entanto, já vemos um avanço na pavimentação”, comenta.
Com a previsão de mais 40 quilômetros de asfaltamento na cidade, Gama acredita em melhor fluidez no trânsito.
“Esperamos que caminhar e usar bicicletas se tornem práticas mais comuns. No entanto, é preciso atenção, pois mais ruas pavimentadas podem levar a maiores velocidades. Por isso, a cautela deve ser constante. Como a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) afirma em sua campanha deste ano: “No trânsito, escolha a vida”, finaliza Gustavo.
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