Terça-feira, 22 de abril de 2025

Empresas atingidas pela enchente ganham prazo para pagar tributo

Os efeitos da enchente que atingiu Rio Negrinho em junho serão sentidos ainda por muito tempo. Porém, agora, o trabalho é focado na recuperação. Neste ponto, os empresários rio-negrinhenses enquadrados no Simples Nacional tiveram uma boa notícia nesta terça-feira (05), com a publicação de portaria no Diário Oficial da União prorrogando para o último dia útil dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 as datas de vencimento dos tributos, que deveriam ser pagos nos meses de julho, agosto e setembro de 2014.

Outros benefícios

Ainda decorrente do estado de calamidade pública, em julho, os moradores beneficiários da Previdência Social tiveram o pagamento antecipado para o primeiro dia de depósito da folha de julho, que começou a ser paga no último dia 25. Além disso, os aposentados, pensionistas e outros beneficiários – exceto os que recebem benefícios temporários – também puderam optar pelo adiantamento do valor de uma renda mensal. Esse adiantamento será devolvido em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados a partir da folha de outubro.

Para o presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne), Altair Ruthes, a medida é excelente. “Isso é muito bom para os empresários, que ainda estão sofrendo muito com as perdas da enchente”, avalia. Conforme ele, o pedido para a prorrogação – ou isenção – partiu da união das associações empresariais catarinenses, através da federação (Facisc), e o resultado foi alcançado. “Queríamos a isenção, mas a prorrogação já será boa. Será um período bom para os gestores fazerem um caixa para giro”, crê Ruthes.

Segundo o presidente, o governo do Estado já havia prorrogado o imposto estadual, mas que beneficiava apenas quem tinha sido de fato atingido pelas cheias. “E foi na base de muita pressão para conseguirmos isso. Temos muitas empresas que ainda não reabriram e estavam pagando impostos. Com isso, poderão se reerguer e lá na frente pagar o que for devido, quando a situação já estiver melhor”, destaca o presidente da Acirne.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas