Um dos empresários mais respeitados de São Bento do Sul receberá, nesta sexta-feira (21), a Ordem do Mérito Industrial. Trata-se da mais alta honraria do setor empresarial, que reconhece referências da economia e do desenvolvimento social, idealizada pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).
A homenagem será conferida a Heinz Engel, hoje aos 92 anos de idade e presidente do Conselho de Acordantes da Condor. O empresário tinha 19 anos quando entrou na empresa fundada por seu avô, Augusto Emílio Klimmek, há exatos 95 anos. Engel integrou a diretoria e foi o líder executivo da companhia por 30 anos.
Sua trajetória inclui a formação em engenharia mecânica na Alemanha, de onde voltou ao Brasil casado com Ingrid. No retorno à Condor, em 1966, já como diretor, utilizou conhecimentos e experiência adquiridos para liderar a criação dos mais diversos equipamentos industriais.
Sua gestão foi marcada pelo desenvolvimento tecnológico, com resultados positivos na qualidade dos produtos, na ampliação do mix e na competitividade. O empresário é reconhecido pela valorização da eficiência profissional, com apoio ao desenvolvimento educacional e técnico, e pelo incentivo ao trabalho em equipe.
Na gestão de Heinz Engel foi implantada, em 1996, a prática de governança corporativa, da qual a Condor se tornou referência. Pouco mais à frente, em 2011, o empresário idealizou e concretizou a criação do Conselho de Acionistas, com o propósito de preparar a quarta geração de descendentes para as futuras decisões estratégicas da empresa.
Participação comunitária
Em sua gestão na diretoria, Engel foi apoiador e incentivador de ações que contribuíssem com o desenvolvimento econômico, social, cultural, educacional e esportivo de São Bento do Sul e região. Historicamente, a companhia participou de importantes projetos, como a implantação do ensino médio pelo Colégio Estadual São Bento, a vinda de cursos técnicos e superiores pela Sociesc e integrando o grupo de empreendedores que instalaram o então Novotel, primeiro hotel de alta categoria da região.
Na área empresarial, teve ativa participação na Associação Empresarial de São Bento do Sul. Quando a entidade completou 50 anos, em 2007, Heinz Engel foi um dos seis primeiros empresários a receber o título de sócio benemérito. Após ter implantado com pioneirismo os bombeiros voluntários na Condor, ajudou a criar a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul.
No esporte, Heinz Engel foi ativo como atleta e apoiador. Disputou atletismo nos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960. Posteriormente, na direção da companhia, viabilizou investimentos na prática do esporte amador através da Arco – Associação Recreativa Condor. O punhobol é sua maior paixão. Campos próprios foram instalados pela empresa e equipes que congregam de atletas adolescentes a adultos são mantidas há décadas. O reconhecido punhobol da Condor coleciona inúmeros títulos estaduais, nacionais e até internacionais.
Texto retirado da coluna de Ivan Roberto Liebl, que foi publicada na edição do jornal impresso desta terça-feira (18).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕