Um impasse recorrente no Centro de São Bento voltou à tona mais uma vez, ontem. O grande volume de chuva deste início de ano tem causado com frequência o entupimento dos bueiros localizados na rua Visconde de Taunay, em frente ao prédio dos Correios. O local passou por uma limpeza emergencial, mas ainda insuficiente para solucionar completamente este transtorno.
Segundo o chefe da tubulação da Secretaria de Obras, Jari Pereira, esta é uma dificuldade recorrente, e que já havia gerado muitas reclamações por parte da população. Para realizar a limpeza total do local e tentar minimizar os efeitos da chuva nas proximidades, serão refeitos os bueiros nos arredores, sendo que as modificações estão previstas para ocorrerem já na próxima segunda-feira, aproveitando o adiantamento do feriado de carnaval e o menor fluxo de automóveis no local.
Problema antigo
Este transtorno envolvendo o alagamento das ruas principais do Centro de São Bento do Sul tem uma explicação histórica, que remete ao período de fundação do município, ainda no século XIX. Segundo o arquiteto Rúben Benedicto Pereyra, autor do livro “Arquitetura e desenvolvimento urbano de São Bento do Sul: 1873 a 1940”, o município surgiu como uma colônia, com demarcação e distribuição das terras cultiváveis e propícias para plantar, sendo que o atual Centro da cidade correspondia ao local onde eram recebidos os imigrantes para realizar a distribuição das terras. “Esta área era alagadiça e úmida, e não havia intenção de criar uma cidade ali, e sim de desenvolver a colônia agrícola, mas foram surgindo os primeiros comércios, e a cidade começou a se formar a partir daquela área”, destaca Pereyra.
Ainda segundo Pereyra, as galerias subterrâneas, construídas no município, há alguns anos, conseguiram minimizar o problema, mas, devido ao crescimento constante da cidade, os alagamentos podem voltar a ocorrer com mais frequência. O arquiteto indica uma alternativa para buscar solucionar esta situação. “O que é recomendado é um plano diretor de drenagem urbana, com um levantamento completo da tubulação, além de um projeto que dê destino para estas águas”, completa.