Uma vida marcada pela arte de rimar e cozinhar. Essa é a trajetória de Marcos Braga, conhecido na época dos anos 2000 como “Suave”, nome artístico que levava enquanto participava do conjunto de rap Jigaboo. Atualmente é o “Chef Braga”, por conta da sua profissão e talento na área gastronomica. No caso, a história de Marcos pode ser contada mais de uma vez e quem ouve, pode até achar que são duas pessoas diferentes.
Carioca, nascido e criado no Brasil, aos dez anos de idade, Marcos e sua família se mudaram para a Espanha, onde teve seu primeiro contato com o rap. Com o seu talento, ele compôs uma música em três idiomas – inglês, português e espanhol – que foi tocada com frequência nas rádios espanholas, despertando o interesse de várias gravadoras.
De volta ao Brasil, em São Paulo, ele teve seu primeiro grande encontro com o rap, ao se apresentar em uma balada e impressionar a todos com sua habilidade em cantar em três idiomas. Com isso, ele chamou a atenção de um DJ que o apresentou a Rick Bonadio, renomado empresário musical que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Charlie Brown Jr. e Mamonas Assassinas. Bonadio ficou impressionado com o talento de Marcos e o convidou para fazer parte de um novo projeto musical, que viria a se tornar o grupo Jigaboo, formada por José Paulo (P.MC), DJ Deco Murphy e MC Suave.
Após anos na música, Braga voltou sua atenção para a gastronomia, área na qual é formado. Convidado por Arthur Fietz, mudou-se para São Bento, onde se estabeleceu como chef.
Mesmo já não sendo mais o Suave, Braga ainda é reconhecido em alguns lugares, graças a sua trajetória musical. Ele afirma que a paixão e dedicação são essenciais, tanto na música quanto na gastronomia.
Ouça
Para aqueles que quiserem ouvir algum dos hits de Jigaboo, o album “As aparências enganam” está disponível nas plataformas de streaming como o Spotify e também no Youtube.
A história completa de Marcos Braga está disponível apenas para assinantes neste link. No jornal impresso a reportagem completa saiu na edição de sexta-feira (10).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕