Dados da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) apontam para um quadro preocupante de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Conforme o boletim divulgado em abril, são mais de 2,3 mil ocorrências registradas e 48 óbitos.
O cenário piora com a chegada do frio e exige atenção tanto de autoridades em Saúde, quanto de pais e responsáveis. O aumento de casos pressiona as unidades de saúde, sobrecarregando o sistema. Idosos e crianças são os mais afetados.
Conforme os dados da Dive, as regiões do estado que mais apresentam registros por vírus respiratórios são Florianópolis, com 459 ocorrências e 15 mortes; Itajaí, com 154/8; e Joinville com 121/5. O alerta obriga atenção especial de prefeituras e do governo do estado nas unidades de saúde, a fim de garantir respostas rápidas para sociedade.
Vacinação
SC está entre os quatro estados com maior cobertura vacinal contra a gripe no país, com 17,13% da população prioritária imunizada no estado, sendo que a média nacional foi de 14,18%. Se o quadro está acima da média, vale destacar que o índice é muito baixo ainda. A campanha de vacinação contra a influenza iniciou no dia 7 de abril para a população-alvo nos 295 municípios.
Falha na Capital
Com o crescimento dos casos respiratórios, a prefeitura de Florianópolis decretou estado de emergência. A administração municipal destaca o quadro grave e convoca a população para a vacinação. Mas detalhe: os postos de saúde ficaram fechados na sexta-feira (2), assim como estavam com as portas cerradas no feriadão de Páscoa e Tiradentes. Assim fica difícil!
Educação
As boas práticas no sistema de ensino das redes municipal e estadual serão apresentadas no 7º Fórum TCE Educação, que acontecerá de 6 a 8 de maio em Joinville. A programação prevê a disseminação de 30 iniciativas inovadoras e exitosas desenvolvidas em escolas públicas, além de painéis de debates, orientações e visitas guiadas a uma escola e a um centro de educação infantil.
Segurança
A Secretaria Segurança Pública anunciou investimento de R$ 35 milhões para a instalação do sistema de monitoramento facial e aquisição de mil câmeras de segurança em 60 cidades de SC. O programa identifica o rosto de pessoas com restrição de circulação e alerta sobre o mandado de prisão ativo ou cadastro de desaparecidos. O modelo foi aplicado no Carnaval, com sucesso.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕