Nesta sexta-feira (1), às 19h30, no Cineclube Locomokinos, localizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) João Roesler, em Serra Alta, vai ser lançando um documentário, abordando o acordeom em São Bento do Sul. A entrada é franca. Com direção de Leandro Panneitz e produção de Luiz Witt, o material – contemplado pelo edital de apoio à cultura de 2015 – resgata o trabalho de acordeonistas de longa data e suas histórias com o instrumento.
Dentre os entrevistados, estão Joaquim Moura, Edimar Tascheck e Luiz Grossl. Também integram o trabalho acordeonistas mais atuais, como Edson Worell, Ari Ceccon e Marcio Pedro. O documentário apresenta imagens e informações sobre a fabricação e a afinação do instrumento, além de detalhes dos festivais já realizados em São Bento do Sul.
Foram necessários dez meses de trabalho para o DVD “O acordeom em São Bento do Sul” ficar pronto, envolvendo gravação, edição, montagem e impressão. O músico Edson Worell é o proponente do projeto, que vai destinar cem unidades do DVD – de 90 minutos – para a Fundação Cidadania.