REPRODUÇÃO
Proposta de contorno conforme estudo do DNIT
OBRAS
DNIT estuda contorno para mudar rota da BR-280 em Rio Negrinho
Assunto foi tratado durante reunião plenária do Planalto Norte da Facisc na noite de segunda-feira (8)
Da redação - editoria@gazetasbs.com.br | Rio Negrinho
10/07/2024 - 14:02
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT/SC), Alysson Rodrigo de Andrade, foi o convidado da reunião plenária do Planalto Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na noite de segunda-feira (8), em Porto União. Ele falou sobre obras e projetos envolvendo a BR-280, que corta os municípios da região.
A principal ideia é um robusto contorno para desviar o trecho que hoje passa por Rio Negrinho e está com trânsito muito travado, além de ser palco de diversos acidentes. Este contorno já conta com Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Conforme o engenheiro, o primeiro passo seria o projeto. Depois, a busca por recursos para a viabilização.
O superintendente do DNIT não chegou a falar abertamente, mas os empresários presentes na reunião entenderam que trata-se de um ambicioso projeto, que ainda vai levar muitos e muitos anos até sair do papel.
Alysson listou cinco contornos que seriam soluções para o trânsito em pontos da BR-280 na região, para tirar os corredores rodoviários federais de dentro dos municípios. Além deste de Rio Negrinho, tem possibilidade de novas rotas em Porto União, Mafra, Canoinhas e Corupá. Segundo Alyson, a prioridade do setor é justamente nesta ordem. “Rio Negrinho seria com certeza o nosso primeiro passo”, informou.
Enquanto este é um sonho que deve demorar para ser realizado, o engenheiro deu esperanças de, pelo menos, a região ter terceiras faixas no trecho de BR-280 que liga as cidades de Rio Negrinho e Mafra. Confira a matéria completa clicando aqui.
No jornal impresso desta quarta-feira (10), na coluna Panorama Político, há mais detalhes de melhorias na BR-280 repassadas por Alysson.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕