Um dos setores que vem conquistando notabilidade na região é o comercial. A cada ano, o setor contribui para o incremento de arrecadação nas cidades do Planalto Norte, em especial São Bento do Sul, onde os empreendimentos surgem e conseguem expansão por meio de parcerias.
Com mais de 4.500 vagas de emprego direto, contando com mais de 1.500 estabelecimentos espalhados pela cidade, o comércio são-bentense tem se destacado nos últimos anos, ajudando sobremaneira na impulsão econômica e na diversificação de setores. O comércio tem sido uma das bases de sustentação para a cidade, que busca com sucesso deixar a dependência do setor moveleiro.
No mês de junho, dois grandes empreendimentos supermercadistas foram inaugurados no município, sendo um no Centro da cidade (Empório Vó Líce), do Grupo Belém, e outro no bairro Serra Alta, filial do Grupo Germânia. Os dois empreendimentos, juntos, ajudam o mercado de trabalho com a abertura de mais de 100 novas vagas diretas. No caso do supermercado em Serra Alta, o bairro mais populoso da cidade, o estabelecimento contribuiu na oferta de vaga de trabalho preferencial aos moradores locais.
O vice-presidente da Fecomércio (Federação Catarinense do Comércio), Herton Scherer, fez questão de destacar o empreendedorismo e as parcerias buscadas pelos empresários locais para viabilizar grandes negócios. “A cidade está sendo incrementada, cada vez mais, com novos postos de trabalho, e o comércio tem sido grande parceiro para a comunidade e para o poder público. O que vemos aqui é também o resultado de um trabalho desenvolvido por pessoas com visão de futuro e desenvolvimento”, disse.
Estrutura
Scherer ainda destacou ser relevante para o município contar com um supermercado do porte do inaugurado em Serra Alta, onde está a maior concentração populacional da cidade. Segundo ele, o empreendimento deverá trazer novas perspectivas e alternativas para o bairro. “Não se trata apenas do bairro mais populoso, mas de uma região que se desenvolve em todos os sentidos. A Fecomércio fica à disposição da comunidade empresarial para auxiliar naquilo que estiver ao alcance e, mais uma vez, parabeniza a coragem dos empresários de São Bento do Sul que buscam, em tempos de instabilidade econômica, a efetivação de negócios positivos para o município e famílias locais”, disse o vice-presidente.