O pivô campo-alegrense Charles Henrique Ferreira da Silva, o Charuto, está pronto para alçar novos voos em sua carreira no futsal. Aos 31 anos, ele deixa o Magnus Sorocaba, onde viveu momentos memoráveis, para encarar um novo desafio: jogar na Espanha, no Clube Palma, um passo que promete marcar uma nova fase em sua carreira esportiva.
Charuto, referência no futsal brasileiro, começou sua trajetória ainda na adolescência. Ele iniciou os treinos aos 13 anos, conciliando estudos e os deslocamentos entre Fragosos, onde morava, e São Bento do Sul. Desde cedo, destacava-se pela dedicação e habilidade, características lapidadas com o apoio dos treinadores Nelson Carvalho, o Nelsinho, e dos professores Antônio dos Santos, o Tita, e Cristiano Muzolon. Todos faziam parte da Tuper/Planor, equipe que revelou o atleta para o futsal.
Após sair de São Bento, Charuto foi contratado pelo Jaraguá e passou por equipes como São Paulo/Suzano (2013), Corinthians (2014), Magnus (2016), Tubarão (2017) e Joaçaba (2018). Em 2019, aceitou um convite do rei do futsal, Falcão, e retornou ao Magnus, onde encerra sua passagem em 2024.
“Este ano foi, sem dúvida, a melhor temporada da minha vida. Em 2023 já tinha sido incrível, quando fui eleito o melhor pivô do Brasil, mas em 2024 consegui ir além. Marquei mais de 50 gols, conquistei três títulos pelo Magnus e um com a Seleção Brasileira. Fomos campeões da Supercopa, onde já havia vencido outras vezes, mas conquistar a Libertadores foi algo inédito para mim. Além disso, terminei como artilheiro do Magnus na Libertadores, com sete gols em seis jogos, e na Supercopa, com quatro gols em quatro jogos”, destaca Charuto.
Na temporada 2024, o pivô brilhou em todas as competições que disputou. Foi artilheiro e campeão do Campeonato Paulista, seu último título com a camisa do Cachorrão, marcando 15 gols. Pela Seleção Brasileira, destacou-se na Liga Evolução, com seis gols em quatro jogos. “Trabalhei muito e me dediquei ao máximo. Graças a Deus, tudo deu certo. Encerrar minha passagem pelo Magnus com mais um título paulista foi muito especial. Foram quatro temporadas aqui, onde conquistei todos os títulos possíveis e me tornei uma referência para o clube e para as crianças que me acompanham. Mas chegou o momento de buscar novos desafios”, compartilhou.
Agora, Charuto se prepara para atuar na Espanha, onde disputará a Champions League de Futsal e outras competições pelo Clube Palma. Ele se apresenta à nova equipe em janeiro de 2025. “Estou muito feliz e ansioso para começar esse novo ciclo. Tenho certeza de que será abençoado, com muitos títulos, como foi aqui no Magnus. Quero construir uma nova história e representar o Brasil da melhor forma possível”, ressaltou.
Desafio beneficente
Antes de embarcar para a Espanha, Charuto está na região para visitar familiares e amigos, demonstrando a humildade e o carisma que também o levaram ao sucesso fora das quadras. O artilheiro campo-alegrense participará de um evento beneficente especial: o Desafio Amigos do Charuto x Amigos do Gaby (atleta do Campo Mourão Futsal).
A partida será realizada nesta quinta-feira (19), às 19 horas, no Ginásio Claudio de Oliveira Mendes, em Piên. Assim como na edição anterior, o evento promete ser um sucesso, com toda a renda revertida para famílias carentes. “Convido todos a comparecerem. Vai ser um evento sensacional, e contamos com a presença dos amantes do futsal”, disse Charuto.
O evento também contará com sorteio de brindes especiais e tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção das atividades de um projeto esportivo que atende mais de 120 educandos de Piên e região, com o apoio da Prefeitura através do Departamento de Esportes e da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕