Uma das maiores preocupações das secretarias de Educação sempre foi a falta de vagas nas creches. Em alguns casos, os pais reclamam da falta de vaga, mas não optam por deixar os filhos no estabelecimento mais próximo de suas residências.
Conforme a secretária de Educação de Rio Negrinho, Anita Meister Raschke, a situação das creches está cada vez mais facilitada com a abertura de novas vagas. “Inauguramos, no ano passado, uma creche no Campo Lençol. Estamos em fase de construção de um novo espaço no bairro Quitandinha, faltando os trâmites legais para licitar o término da obra. Além disso, contaremos com um centro infantil novo, que conquistamos por meio do governo federal, que será construído no bairro São Rafael. Será um espaço para 120 crianças. Ainda estamos ampliando o Centro de Educação Infantil Mundo Encantado, com mais duas salas de aula. Isso tudo vai garantir um atendimento eficiente para a nossa educação infantil”, destacou Anita. Segundo ela, até o próximo ano, as crianças de 0 a 3 anos serão atendidas com mais espaço.
O problema que vinha preocupando a secretaria estava nos espaço para as crianças com idade de 4 e 5 anos. Com abertura de três novas salas de aula, para atendimento em período integral, essas crianças passaram a ser atendidas com mais qualidade. Em torno de 60 crianças passaram a receber esse atendimento, o que facilitou a rotina das famílias.
Plano Municipal
Anita destaca ainda que o Plano Municipal de Educação, iniciado no ano de 2013, já teve todos os eixos discutidos e as propostas aprovadas. Encerrado em fevereiro, o documento já conta com uma capa definida, eleita pela maioria, por meio de um concurso. A professora destaca ainda que foi feito um concurso de poesia referente aos eixos propostos do plano, sendo que as melhores farão parte do documento, que será editado ainda neste ano. “Vamos trabalhar para entregar o documento no dia 22 de abril. O material já foi para o setor jurídico para estudo e deverá ir para apreciação e votação na Câmara de Vereadores na próxima semana. Essa foi uma grande conquista, tendo em vista que o Plano Municipal de Educação é um importante direcionamento para os próximos dez anos”, conta a secretária.