Nesta semana, São Bento do Sul sediará o XXVIII Congresso Soroptimista da Região Brasil. O evento acontecerá na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e promete reunir cerca de 140 congressistas de diversas cidades brasileiras. Serão três dias de muita informação, troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e confraternização.
A organização do Congresso está sob reponsabilidade do Clube Soroptimista local, com coordenação de Sirlene Munhoz. Ela explica que a abertura oficial ocorrerá na quinta-feira à noite, no entanto, durante a tarde já será realizado um tour de compras com as associadas.
O evento também contará com noites temáticas, exibições culturais e apresentações dos projetos executados pelos clubes, todos voltados para o empoderamento de mulheres e meninas, visando proporcionar-lhes acesso à educação e treinamento para alcançarem independência econômica.
Além disso, conforme Sirlene, está prevista a premiação das melhores iniciativas, como é tradição nos Congressos da Região Brasil. Os projetos serão avaliados em diversos quesitos, principalmente quanto ao impacto causado na comunidade.
O clube são-bentense, aliás, já foi premiado diversas vezes, até mesmo a âmbito internacional, com o programa “Celebrando Sucessos”, no pilar conscientização pública, mesmo sendo uma das organizações mais novas do Brasil. A condecoração ocorreu durante a 45ª Convenção Bienal realizada em Yokohama, no Japão.
Organizar um evento de grande porte como esse tem sido um grande desafio para todas as voluntárias, segundo Celia Batista e a presidente da entidade, Glaci Giese. Mas elas acreditam que o esforço em conjunto, a dedicação e o conhecimento de cada uma resultarão no sucesso do congresso.
Organização global
Os Clubes Soroptimistas são formados por mulheres de diferentes profissões e culturas, que se dedicam de forma voluntária a ajudar outras pessoas em seu desenvolvimento educacional para alcançar a profissionalização e a autonomia econômica.
Hoje, a Soroptimist Internacional está sediada em Cambridge, Inglaterra, atuando em 121 países, com cerca de 3 mil clubes e reunindo mais de 72 mil mulheres voluntárias ao redor do mundo, inseridas em quatro federações: das Américas, da Europa, Grã Bretanha e Irlanda e Sudoeste Pacífico.
No Brasil, atuam mais de 500 associadas, filiadas a 25 clubes, localizados no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕