Confira até quando o passe de papel será aceito em São Bento do Sul

Sistema de bilhetagem eletrônica começa a ser implantado
Por:

• Atualizado 7 horas atrás.

A partir de 1º de agosto, somente o sistema eletrônico será aceito (Foto: Zuciane Peres / Divulgação)

Terá início nesta semana o período de transição do atual sistema de passes em papel para a bilhetagem eletrônica no transporte coletivo. A mudança visa trazer mais agilidade, segurança e controle ao uso do transporte, beneficiando os usuários com diversas facilidades.

A emissão dos novos cartões eletrônicos de transporte começa no final de junho. Funcionários de empresas que encaminharam seus cadastros e estudantes da rede escolar serão os primeiros a receber os cartões, representando cerca de 75% dos usuários do sistema.

Já os passageiros que não recebem vale-transporte de seus empregadores ou demais usuários poderão solicitar o cartão mediante cadastro prévio no aplicativo para celular SmartMob. Após o cadastro, os usuários serão informados para retirada do cartão no terminal central. O cadastramento será feito via app e será comunicado quando disponível, e a primeira emissão do cartão é gratuita, por meio de comodato.

Entre os dias 1º e 31 de julho, os dois sistemas – o tradicional com passes em papel e o novo com cartões eletrônicos – funcionarão simultaneamente. Durante esse período de transição, a integração entre linhas para usuários com passe em papel será feita por meio de vouchers, entregues por agentes da empresa nos terminais. A partir de 1º de agosto de 2025, somente o sistema eletrônico será aceito, e o acesso aos ônibus ocorrerá exclusivamente pela porta dianteira.

Conversão de passes antigos
Os passes em papel adquiridos a partir de 20 de fevereiro de 2025 poderão ser convertidos em créditos eletrônicos mediante apresentação da nota fiscal no guichê do terminal. O processo segue por 60 dias, a partir de 1º de agosto. Usuários com direito à gratuidade, como idosos, estudantes da rede pública e PCDs, não precisam realizar nenhum procedimento nesta etapa, pois o processo está sendo conduzido diretamente pela Prefeitura.

A recarga de créditos no cartão pode ser feita presencialmente, no guichê do Terminal Central, ou de maneira online, direto via aplicativo SmartMob. As recargas feitas no guichê são disponibilizadas imediatamente, e as realizadas via app são creditadas em até 48 horas após confirmação do pagamento.

Outro benefício importante é que as passagens antecipadas carregadas no cartão terão valor inferior à tarifa paga em dinheiro direto ao motorista, incentivando o uso do sistema eletrônico e reduzindo riscos com o manuseio de valores nos veículos.

O saldo poderá ser consultado no guichê do terminal central, e também a cada utilização, pois o visor da catraca exibirá o saldo restante, garantindo transparência e controle sobre os créditos disponíveis.

Integração temporal
A nova bilhetagem permite integração temporal entre linhas. Ou seja, o passageiro poderá embarcar em diferentes ônibus dentro de um período de 1h20min, pagando apenas uma tarifa, desde que o pagamento tenha sido feito com o cartão eletrônico e as linhas integrem entre si. A funcionalidade garante a continuidade de viagens como as realizadas atualmente entre bairros como Lençol, Rio Vermelho e Capelinha.

Em casos de perda, roubo ou defeito, o cartão poderá ser bloqueado e reemitido com recuperação do saldo, desde que o usuário esteja com o cadastro atualizado. A segunda via terá o custo de 5 tarifas vigentes.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ronnie e Gilmar
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56
Casal usando roupas de academia treinando com peso
motociclista-perde-a-perna-em-brusque-1300x731
desenho de intestino em papel branco com alimentos, como feijão, frutas, grãos e sementes, em volta

Mais lidas

Abordagens boate
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50
Notas de falecimento (site) (4)
acidente bairro brasília
irmas-sao-brutalmente-assassinadas-em-suposta-disputa-por-terras-em-sc

Notícias relacionadas