Já há algum tempo no ostracismo da internet e subjugado pelo Facebook, o Orkut irá deixar de existir a partir do dia 30 de setembro. A rede social do Google, criada em 2004, dominou a internet por alguns anos e chegou a ter mais de 40 milhões de usuários em todo o País, isso em um período em que a internet ainda caminhava para a sua popularização massiva.
Nos 10 anos de rede social, muitos relacionamentos surgiram e acabaram por conta da rede social. Um desses casos em que a ferramenta fez as vezes de cupido ocorreu entre Tainara Müller, de Campo Alegre, e Cauê Lopes, de São Paulo.
Fim é em setembro
A partir do início deste mês, já não é mais possível abrir novas contas na rede social. Para quem planeja preservar as suas informações acumuladas ao longo dos anos de utilização, a empresa disponibilizou uma ferramenta para os ainda usuários exportarem as informações do perfil, como mensagens e fotos. Famoso pelos seus elementos como depoimentos, scraps e comunidades dos mais diversos temas, o Orkut se manteve no topo da preferência dos brasileiros até o crescimento do Facebook no País, em meados de 2011.
Tainara conta que criou seu perfil em 2007, na época em que a rede já era febre em território nacional. Em 2009, ela conheceu o paulista Cauê através de uma comunidade na rede social, e a partir daí passaram a conversar quase que diariamente. “O Orkut foi o passo inicial de tudo. Depois de exatos 1 ano e 3 meses, ele veio para cá me ver”, explica.
A partir desta data, eles começaram a se encontrar mensalmente, e os quase 15 meses de contato apenas pela internet contaram com a ajuda da rede social para aproximar os dois mais ainda. “Era por lá que eu podia ‘acompanhá-lo’, já que até então não nos conhecíamos pessoalmente”, conta Tainara.
Assim como a maioria da população, o uso do Orkut acabou quando os dois aderiram ao Facebook. Porém, ao contrário da rede social do Google, o amor entre eles, surgido na internet, só se fortificou, e Lopes está se organizando para vir morar na região no ano que vem, para ficar mais próximo de Tainara.