Informações atualizada às 10h30 desta segunda-feira:
A última medição do nível do rio Negrinho, realizada às 8 horas desta segunda-feira, apontou um volume de água de 9,40 metros acima do nível normal e, desta forma, a cheia registrada na cidade já é considerada uma das maiores da história recente da cidade. Vários pontos da cidade continuam embaixo d’água e várias famílias estão desalojadas ou ilhadas.
Como não choveu ainda nesta segunda-feira, o nível do rio Negrinho está estabilizado, porém o rio Negro segue subindo a uma taxa de 10 centímetros por hora, o que impede uma redução no volume de água acumulado. Em Volta Grande, um extravasor foi aberto, para evitar que a água ultrapassasse as comportas e as rompessem, causando uma tragédia ainda maior.
Fornecimento de água
O fornecimento de água na cidade já foi suspenso, devido a problemas no fornecimento de energia elétrica na estação de tratamento, localizada no bairro Alegre. “Os reservatórios estão cheios, porém diante da dúvida de quando a captação poderá ser ligada novamente, solicitamos a todos os munícipes que efetivamente economizem água”, alerta o diretor do Samae, Rubens Muehlbauer.
Caminhões e barcos
A Defesa Civil pede a colaboração dos proprietários de caminhões e barcos de Rio Negrinho e região, para atuar no socorro a muitas famílias que seguem ilhadas. Quem quiser colaborar entrar em contato pelos telefones: 3646.3617 (Defesa Civil) ou 3646.3600 (Prefeitura).
Saúde
Devido ao isolamento de áreas em Rio Negrinho, o atendimento médico vem sendo centralizado em alguns postos que não foram atingidos. Moradores dos bairros Bela Vista, Ceramarte, São Rafael e arredores devem buscar atendimento emergencial no posto de saúde do bairro Vila Nova. Para moradores da região dos bairros Vila Nova, Industrial Norte e arredores, o atendimento ocorre na Fundação Hospitalar Rio Negrinho.
Educação
As aulas das redes municipal, estadual e particular de ensino foram canceladas nesta segunda-feira e terça-feira. Para os demais dias da semana, nova decisão será tomada nas próximas horas.