No ambiente hospitalar, diversos fatores são observados para a melhor recuperação dos pacientes. Além do atendimento médico, de enfermagem e medicação, outros serviços, como alimentação, limpeza e higienização dos ambientes e roupas, arrumação das acomodações, também são prestados com intenso cuidado e dedicação.
Um dos exemplos é a rotina do serviço de nutrição do Hospital e Maternidade Sagrada Família, que prepara em média 750 refeições todos os dias. Os pacientes e acompanhantes recebem café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e, em alguns casos, dependendo da dieta do paciente, há necessidade de lanches extras e ceia.
A elaboração do cardápio é realizada pela nutricionista Luciana Zamoner Moreira e contempla as mais variadas dietas. “Servimos todos os pacientes e precisamos estar atentos no preparo da alimentação de cada um, pois a dieta oferecida varia de acordo com a patologia do paciente”, explica Luciana.
As refeições são feitas conforme prescrição médica, a qual define o tipo de dieta para cada paciente. “As dietas mais comuns utilizadas depois da dieta livre são as leves, pastosas, líquidas, hipossódicas, sem gordura. Existem também as dietas enterais, administradas mediante sondas, solicitadas quando o paciente não consegue se alimentar por via oral”, explica a nutricionista.
24 horas
Para atender a todos os setores de internamento e emergência, o hospital conta com uma nutricionista, nove copeiras e oito cozinheiras. A cozinha funciona 24 horas por dia, com uma rotina bem agitada. Antes de iniciar o preparo de cada refeição, as copeiras fazem levantamento nos setores atualizando o mapa de dietas para determinar o número de pacientes e acompanhantes e a dieta a ser seguida. “O trabalho exige grande atenção desde o levantamento e preparação até a distribuição para o paciente”, completa a nutricionista, que vivencia essa rotina há 14 anos.
Por um período, Eulália Ramos, de 64 anos, esteve internada e recebeu alimentação. “A comida é muito boa, no meu caso, com menos sal do que costumo comer, e sei que é por recomendação médica”, ressalta, frisando a atenção dada a todos os pacientes, conforme a necessidade.