Dois locais que necessitavam passar por revitalização estão em obras para contemplar os atletas são-bentenses. O Centro de Treinamento de Tênis de Mesa e o Ginásio de Esportes Annes Gualberto estão recebendo uma reforma em toda sua estrutura.
Os trabalhos foram iniciados há cerca de um mês e estão em ritmo avançado, priorizando principalmente pela segurança e acessibilidade dos esportistas, além da população em geral que prestigia o esporte do município.
O espaço do tênis de mesa, localizado nos fundos do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, vem recebendo uma adequação na sua parte de acesso, onde uma nova escada foi colocada, além de novo telhado com isolamento térmico e outras melhorias.
“Antes havia uma escada com subida íngreme e sem nenhuma segurança para os atletas. Por conta do telhado deteriorado, em dias de chuva era complicado para treinamento e competições. Por isso estamos promovendo essas melhorias, além de reformas nos banheiros, pintura, colocação de novas janelas, portas e também a aquisição de um tapete específico para prática esportiva”, explicou o diretor presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Luciano Weidner.
A previsão para conclusão dos serviços neste local é de mais um mês e neste período os atletas estarão em treinamento no Centro de Ginástica Artística. “Esperamos contemplar mais de 200 mesatenistas e após concluir a obra aqui no tênis de mesa, daremos sequência no projeto de reforma do espaço da ginástica”, comentou Weidner.
Annes Gualberto
Também com reforma em andamento, o Ginásio Annes Gualberto é uma das obras mais aguardadas pelo público envolvido com o esporte da região. Palco de grandes eventos esportivos, como a Copa Gazeta, competições estaduais e outros campeonatos municipais pelas modalidades de futsal, basquete e vôlei, o local vem passando por uma completa revitalização.
De acordo com Luciano Weidner, a mudança na característica arquitetônica trará mais modernidade ao ambiente externo. Já na parte interna, as adequações dos espaços será a principal novidade. “Teremos a academia para os atletas, alojamentos, banheiros com acessibilidade, lanchonete, exposição dos troféus, vestiários, elevador, melhorias na iluminação e um corredor de acesso lateral, construído para facilitar a entrada dos jogadores no ginásio e se prepararem para as partidas”, afirmou o diretor da FMD.
Já em relação ao prazo de conclusão, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, disse que a previsão é de até 12 meses. Ele também ressaltou que o projeto, feito pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) em conjunto com a secretaria, está sendo acompanhado por um engenheiro da pasta, para fiscalização de todo trabalho.
“Já foi concluída toda a parte de demolição e pudemos perceber o quanto é amplo embaixo das arquibancadas. Na parte externa estão sendo feitas todas as fundações e o estaqueamento, onde nesta semana as viga baldrames serão concretadas para depois se levantar das paredes visando a pequena ampliação do corredor e também das escadarias e do elevador. Além disso, a parte da ferragem para estrutura em concreto armado e os reforços na parte de trás dos pilares também está sendo realizada”, detalhou Seefeld.
Ainda segundo o secretário de Planejamento, está tudo dentro do cronograma. “Geralmente a parte dos acabamentos que é um pouco mais demorada, mas é uma obra adequada às questões de acessibilidade e também conforto tanto pros atletas quanto para o público em geral que vem prestigiar o esporte da cidade”, ressaltou.
Lembrando que neste período em obras, as modalidades que dependem do Annes como centro de treinamento foram realocadas para outros espaços, como escolas municipais, estaduais e também no Complexo Esportivo do Sesi e no ginásio da empresa Condor.
Investimentos
Os recursos, provenientes da Fundação Municipal de Desportos (FMD) e da Prefeitura, somam somente nesses dois locais cerca de R$ 4,3 milhões. Porém, segundo o diretor presidente da FMD, Luciano Weidner, em relação aos recursos aplicados desde 2021, outros investimentos em reformas de estruturas, compra de novos veículos e aquisição de materiais esportivos, já foram mais de R$ 5,5 milhões.
“A Fundação abraçou esses locais públicos e estamos fazendo a manutenção. A Ginástica Artística, por exemplo, está em um local muito precário, por isso uma reforma pontual está prevista para os próximos meses. Além disso, compramos recentemente uma nova van com acessibilidade para o transporte dos atletas, novos equipamentos de academia ao ar livre, reforma da Piscina Pública, construção do primeiro campo de grama sintética, reforma do Centro de Treinamento do bairro Centenário e mais 250 agasalhos para jogos oficiais”, destacou.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕