Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação a Covid-19, mas isso não significa que a doença não esteja mais presente.
Inclusive, nesta semana a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Negrinho suspendeu as aulas por conta de algumas contaminações na intenção de priorizar a saúde da comunidade escolar. Ou seja, os cuidados ainda devem prevalecer, apesar do cenário bem mais otimista de dois anos atrás.
Em São Bento do Sul, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Sestren, foram contabilizados 273 casos de coronavírus de janeiro até agora. Felizmente, não há pacientes graves e que demandam hospitalização no momento.
Já os dados divulgados pelo Governo Estadual apontam que desde o início da pandemia, São Bento do Sul registrou 17.069 infecções relacionadas a Covid-19. O último óbito ocorreu em maio de 2023 e atualmente há 10 casos ativos a conhecimento do poder público.
A procura pela vacina também diminuiu muito no último ano. Mesmo assim, o imunizante segue disponível em todas as unidades de saúde, até mesmo naquelas que operam em horário estendido.
Região
Em Campo Alegre, de acordo com a secretária de Saúde, Rosana Greipel, os últimos casos confirmados são de julho deste ano. “Estamos realizando os testes quando tem indicação médica, mas agora estamos zerados”, afirma. Neste ano, a cidade registrou 77 pacientes com coronavírus e, assim como em São Bento, a vacina permanece à disposição da comunidade, mesmo com a procura bem baixa.
A Gazeta também entrou em contato com a Prefeitura de Rio Negrinho, cidade justamente que abriga a instituição no qual houve a suspensão das aulas. Porém, não teve retorno da assessoria de imprensa.
Situação do Brasil
O Brasil contabiliza mais de 37,7 milhões de casos de coronavírus desde o início da pandemia, em 2020. Essas informações são atualizadas semanalmente por meio de dados enviados ao Ministério da Saúde pelas secretarias de Saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Em relação aos óbitos, o país tem 705.645 mortes por coronavírus. Na última semana foram registrados 151 óbitos nos sistemas oficiais.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕