Terça-feira, 22 de abril de 2025

Cartórios eleitorais da região estão com horário estendido até dia 8 de maio

Atualizações e regularizações devem ser feitas até essa data

• Atualizado 19 dias atrás.

Os cartórios eleitorais da região estarão com horário de atendimento ampliado até o próximo dia 8 de maio, data que marca o fechamento do cadastro e prazo final para alistamentos, transferências e regularização da situação eleitoral. Para ser atendido, é obrigatório realizar agendamento através do site www.tre-sc.jus.br ou pelo telefone 0800 647 3888.

Nesta semana, até sexta-feira, os cartórios atendem das 12h às 19h. No sábado, dia 4, haverá plantão das 9 às 13 horas e nos dias 6, 7 e 8, as portas estarão abertas das 9 às 17 horas. “No dia 8, quarta-feira da próxima semana, termina o prazo para eleitores que precisam atualizar ou regularizar sua situação eleitoral. Serviços como emissão de primeiro título, regularização de título cancelado, atualização de dados pessoais e transferência de município ou local de votação só podem ser solicitados até essa data. As vagas de atendimento presencial são limitadas conforme a capacidade de cada cartório eleitoral”, explica Jéssica Regis Pereira, chefe do cartório eleitoral em São Bento do Sul.

Vale lembrar que em Santa Catarina, todos os serviços podem ser feitos em qualquer cartório eleitoral do Estado, independentemente de onde o eleitor vota ou pretende votar.

Mesário voluntário
Sobre os mesários voluntários, quem estiver interessado em participar do pleito já pode se cadastrar no Portal do Mesário através do link abre.ai/jzlf. Entre os benefícios de ser mesário está a folga de dois dias do serviço para cada dia trabalhado como mesário. O treinamento, presencial ou virtual, desde que concluído, também contará como dia de convocação de outros dois dias de folga. Esse direito é garantido por lei e o trabalhador não pode ter prejuízos salariais por servir como mesário voluntário.

Portal e aplicativos
Através do site www.tse.jus.br é possível acompanhar todas as principais informações sobre as eleições desse ano. “Lá, poderá ser encontrado conteúdo de variados temas, entre os quais: legislação, calendário eleitoral, prestações de contas de candidatos e partidos, urnas eletrônicas e segurança do processo eleitoral, entre outros”, ressalta Jéssica.

Ainda, é possível encontrar na loja virtual do seu sistema operacional aplicativos de grande relevância, como o Pardal. “O aplicativo Pardal permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral e o Ministério Público no combate a crimes eleitorais”, diz a chefe de cartório.

Outro aplicativo de suma importância é o e-Título, no qual o cidadão tem acesso ao seu título de eleitor virtual. Há também o Boletim na Mão, que realiza leitura dos boletins de urna em cada sessão ao final das votações; o aplicativo Resultados, que permite o acompanhamento da contagem de votos em todo o país; e o aplicativo Mesário, destinado à quem atuará de forma voluntária nessa eleição.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga
Vaticand-news_D24am
WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas