Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Cardiologista dá dicas de como cuidar da saúde durante o verão

Durante dias quentes, é fundamental adotar medidas preventivas para manter o bem-estar e minimizar os riscos associados ao calor.

• Atualizado 13 dias atrás.

 

A exposição prolongada ao calor pode acarretar sérios riscos à saúde, incluindo exaustão, insolação e até complicações mais graves, como problemas no sistema cardiovascular. Por isso, é essencial que a população esteja ciente dos cuidados apropriados para enfrentar esse período, adotando medidas preventivas para garantir mais qualidade de vida.

De acordo com a cardiologista Silvia Rêgo, o calor pode afetar o sistema cardiovascular de diversas maneiras. “Quando expostos a altas temperaturas, nosso corpo reage dilatando os vasos sanguíneos periféricos para aumentar a perda de calor. Esse processo, quando excessivo, pode causar uma diminuição da pressão arterial. Além disso, o aumento da temperatura corporal pode levar a uma elevação na frequência cardíaca, já que o coração precisa trabalhar mais para manter a circulação sanguínea adequada”, explica.

A médica destacou que, em condições extremas, a desidratação causada pelo calor pode reduzir o volume sanguíneo, afetando a pressão arterial. “Pessoas com problemas cardiovasculares preexistentes podem ser mais suscetíveis a complicações relacionadas ao calor, exigindo atenção especial. A desidratação reduz o volume de sangue no corpo, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Para compensar a redução do volume sanguíneo, o coração pode aumentar a frequência cardíaca, mantendo o fluxo sanguíneo necessário mesmo com menos volume”, afirma.

A cardiologista também comentou que a desidratação pode aumentar a viscosidade do sangue, tornando-o mais espesso e aumentando a resistência ao fluxo sanguíneo. Isso coloca mais pressão sobre o sistema cardiovascular. O sangue mais espesso também aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos, elevando a probabilidade de eventos cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

Sintomas
Os sintomas de problemas cardíacos incluem desconforto, aperto ou dor no peito, que pode irradiar para os braços, pescoço, mandíbula ou costas. Também pode ocorrer dificuldade para respirar ou respiração rápida, percepção dos batimentos cardíacos, náuseas, suor frio e tontura.

Os sintomas de exaustão pelo calor, embora semelhantes aos de problemas cardíacos, apresentam diferenças, como sudorese intensa, fraqueza e fadiga, tontura ou vertigem, náuseas e dores de cabeça.

É fundamental procurar um médico em caso de sintomas graves, especialmente em situações de dor intensa no peito, dificuldade extrema para respirar, perda de consciência, alteração no estado mental, batimentos cardíacos irregulares ou rápidos, e sinais de insolação grave (pele vermelha, quente e seca).

Precauções
Durante dias quentes, é fundamental adotar medidas preventivas para manter o bem-estar e minimizar os riscos associados ao calor. Recomenda-se manter-se hidratado, especialmente se estiver exposto ao sol ou praticando atividades físicas. “Geralmente indicamos no mínimo 30ml por quilo de peso. Portanto, se você tem 70 quilos, deve tomar no mínimo 2 litros e 100 ml de água por dia. Além disso, é aconselhável usar roupas leves e de cores claras para refletir a luz solar, evitar exposição excessiva ao sol, utilizar protetor solar, evitar esforços em atividades físicas e buscar ambientes frescos”, conclui a médica Silvia Rêgo.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-16 at 15.54
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11
WhatsApp Image 2025-04-16 at 14.41
Penitenciária Industrial - Jonatã Rocha- Secom (7)
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas