Está marcado para o dia 17 de setembro a Caminhada da Acessibilidade, passando pelos principais pontos centrais de São Bento do Sul. A ação tem como objetivo mostrar os desafios enfrentados diariamente pelas pessoas com deficiência.
Instituída em 2011 por meio de lei municipal, a caminhada acontece todos os anos desde então, sempre no dia 17 de setembro, o Dia D da conscientização da pauta. “Essa caminhada serve para apontar à sociedade a falta de acessibilidade que existe. Mostra que é necessário adaptar para que essas pessoas possam sair e andar na sociedade”, explica Sirlene Ponikirski Rocha, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comde) e deficiente visual.
O grupo sairá da Câmara de Vereadores, passando pela Prefeitura e entrando no calçadão. “Neste ano, o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Comter) está organizando em conjunto com o Comde a caminhada, que começa às 13h30. Nesse dia, o Comter estará promovendo palestras para os RHs já às 13h, para falar sobre a importância de ter PCDs (Pessoas com Deficiência) nas empresas. Depois, haverá palestras para os PCDs, abordando tanto emprego e renda quanto esporte”, comentou Maria Glaci, secretária executiva dos conselhos.
Inclusive, a caminhada não é destinada apenas aos PCDs. “É para todos. Toda a população está convidada. Se o tempo não colaborar, o evento ocorrerá dentro da Câmara de Vereadores”, cita Glaci.
No jornal impresso de quarta-feira (4), há mais detalhes da luta pela inclusão e das opções ofertadas no município para uma melhor qualidade de vida destas pessoas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕