Policiais civis e militares continuaram na quinta-feira (09) as buscas visando capturar o homem que fugiu do Fórum, na Avenida São Bento, após às 17 horas de quarta-feira (08), onde seria submetido a uma audiência de custódia. Até o fechamento da edição, o fugitivo não havia sido encontrado, e as buscas seguiriam noite adentro, como já havia ocorrido no dia anterior.
No início da tarde de quinta-feira (09), o delegado regional Gil Rafael Ribas informou que o detido foi transportado da Delegacia de Polícia para o Fórum da Comarca seguindo todos os procedimentos operacionais, inclusive algemado, visando preservar a integridade física dos policiais e reduzir o risco de fuga.
Porém, durante o manejo do preso, já dentro do Fórum, o indivíduo investiu violentamente contra um dos policiais, o qual caiu de uma escada, ficando inconsciente por um período tempo. Com isso, oportunizou que o preso roubasse as suas chaves de algema e as tirasse para fugir.
O policial agredido foi atendido pelos bombeiros apresentando sinais vitais normais e um ferimento na região da nuca. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família.
Trabalho de risco
O delegado ainda fez questão de destacar que embora a polícia se dedique a aplicar rigorosamente regras de segurança e procedimentos operacionais, o trabalho policial é um trabalho de risco, envolvendo a possibilidade de fuga e de agressão.
“As redes de proteção utilizadas para minimizar estes riscos não são suficientes para eliminá-lo 100%. Nós nunca teremos um trabalho 100% seguro, uma vez que convivemos cotidianamente com o risco”, comentou.
A Polícia Civil está apurando as circunstâncias em que o fato ocorreu. Gil ainda destacou que a Polícia Militar e outras forças de segurança estão prestando apoio incondicional para recapturar o indivíduo, que em Santa Catarina ainda não ostentava registros criminais graves. Porém, tem um mandado de prisão do Paraná, onde foi condenado por diversos crimes de roubo. O fugitivo é da cidade de Araucária/PR.
O caso
O fugitivo, de 39 anos, foi preso na noite de terça-feira (07), por volta das 23h30, na Rua Luiz Bollmann, bairro 25 de Julho. Ele estava em um Renault Duster. No interior do veículo, foram encontrados uma pistola calibre 9 mm, munições deflagradas e uma pequena quantidade de maconha.
Antes, ele havia feito disparos em via pública, em direção a um bar de Corupá, onde estava sua ex-mulher, fugindo pela BR-280, sendo capturado em São Bento.
Quinta feira (09), era possível ver viaturas da Polícia Militar em diversos pontos do município, alertas para caso o homem aparecesse. A Polícia Militar alerta que, caso alguém aviste o fugitivo, entre em contato imediatamente pelo 190.
Segurança no Fórum
Após solicitação de Gazeta, a assessoria do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) disse na quinta-feira (09) que no caso da vigilância geral do Fórum, a responsabilidade é de um policial militar e da segurança terceirizada. “Já a escolta do preso é da Polícia Civil”, reiterou a assessoria.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕