O projeto de otimização da BR-101 Norte foi encaminhado nesta quinta-feira (24) para o Tribunal de Contas da União (TCU), que vai definir relator e dar sequência aos estudos das demandas de Santa Catarina. Os termos destas reivindicações foram apresentados ao ministro dos Transportes Renan Filho na reunião realizada na quarta-feira com a presença do governador Jorginho Mello, dos parlamentares federais integrantes do Fórum Catarinense e do grupo de deputados estaduais, liderados pelo presidente da Alesc, Julio Garcia.
À frente dos pedidos, a solução para o Morro dos Cavalos. Mas não só. No pacote está um pedido para a solução da tranqueira do trecho entre Barra Velha e Itapema, além da implantação do Free Flow, que barateia o custo do pedágio, além da construção de dois pontos de parada e descanso de motorista, um Itajaí e outro na altura de Garuva. A pressão é de que a Corte apresente um relatório em 120 dias.
Prioridade
Ao final da reunião desta quarta-feira em Brasília, o que se ouviu do ministro dos Transportes foi que, se tiver que escolher entre desafogar o trânsito no trecho norte ou definir a alternativa ao Morro dos Cavalos, a segunda opção é a preferida. Conforme relatos de quem esteve no encontro, o ministro gostou da proposta de contorno ao Morro dos Cavalos pelo baixo custo.
Alerta
O presidente da Alesc, Julio Garcia, foi o mais cético entre os presentes ao encontro com Renan Filho. Para ele, há que se comemorar a mobilização política, mas também é preciso ter cautela. “O governo, a bancada federal e os deputados estaduais, todos fizeram as suas partes e estão de parabéns. Mas por enquanto temos muitas ideias e poucos projetos”, ressaltou.
COP 30
O deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) vai representar a Alesc no encontro desta quinta-feira (24), em Belém, com o colegiado de presidentes das assembleias legislativas e da câmara legislativa do DF. O evento discute a participação dos parlamentos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorre entre 10 e 21 de novembro.
Codesul
Antes da reunião sobre o Morro dos Cavalos, Jorginho Mello participou do encontro do Codesul, com os governadores do RS, Eduardo Leite; MS, Eduardo Riedel; além do vice do PR, Darci Piana. Foi viabilizada junto ao Banco Mundial consultoria técnica no valor de US$ 1 milhão para apoiar a implantação de sistema integrado de Defesa Civil entre os quatro estados.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕