Na manhã de quarta-feira aconteceu a primeira reunião do ano, do Consórcio Intermunicipal Quiriri. Além da reunião, ocorreu a assembleia para a efetivação da troca de comando da entidade. Os prefeitos Fernando Tureck (São Bento do Sul), Rubens Blaszkowski (Campo Alegre), Alcides Grohskopf (Rio Negrinho) e Luis Carlos Tamanini (Corupá) estiveram presentes.
Durante a reunião, a secretária executiva Leoni Fuerst fez a apresentação da prestação de contas do último período, quando o presidente era Alcides Grohskopf. Um dos destaques repassados pela secretária foi o envolvimento do consórcio e o incentivo ao roteiro de cicloturismo.
Superávit financeiro
Ainda durante o encontro, foi realizada a prestação de contas, apresentando todos os números. No final, foi apontado um superávit financeiro de R$ 153 mil. O valor foi questionado pelo prefeito Fernando Tureck. “De onde vem esse superávit?”, questionou. Leoni explicou se tratar da cobrança dos atrasados por parte dos municípios e ainda destacou que neste ano nenhum município realizou repasse; no entanto, todos pagaram dívidas que vinham ainda do ano 2012 e fizeram os repasses de 2013.
Leoni explicou que algumas situações ainda precisam ser ajustadas, mas o programa está caminhando bem. “Já participamos da realização do primeiro evento, que foi o Pedal da Mari, encerrado com sucesso. Outros eventos devem acontecer com o envolvimento do consórcio”, esclareceu.
Quanto à municipalização das licenças ambientais, Leoni destacou que o processo está sendo tratado individualmente por cada município e que o Quiriri trabalha para auxiliar naquilo que for necessário, conforme entendimento das administrações, mas que o licenciamento será mesmo realizado por cada cidade.
Assumiu
Após a reunião, Rubens Blaszkowski, assumiu como novo presidente do consórcio. Alcides agradeceu o apoio que recebeu ao longo do último ano e desejou sucesso para o prefeito de Campo Alegre, que se comprometeu a trabalhar em parceria com todos, a fim de fazer tudo que estiver ao seu alcance pela melhora contínua do consórcio.