O ano de 2024 foi deles. Houve choro, muitas noites maldormidas, correria, medo, mas, após seis meses de muito trabalho, a comissão de pais da banda marcial da Escola Castelo Branco conseguiu: os estudantes irão se apresentar no Chile e na Argentina na próxima semana. E, se eles conseguiram, foi porque mobilizaram toda a cidade, que abraçou a causa e os ajudou. Porém, para isso, os pais trabalharam de segunda a segunda, muitas vezes após o expediente de seus trabalhos, arregaçando, como eles dizem, “as mangas” para organizar eventos de captação de recursos.
Desde junho até semana passada, conseguiram reunir o montante necessário para cobrir o custo dos dois ônibus que levarão os estudantes, a compra do novo uniforme da banda, além de alimentação e hospedagem. E não parou por aí: ainda sobraram recursos para o lazer dos 67 integrantes, com idades entre 10 e 15 anos, que estarão no Chile e na Argentina. Junto com eles, para garantir a segurança, estarão 18 adultos, entre funcionários da escola e alguns pais da comissão. O embarque acontece nesta segunda-feira (foto abaixo).
Início do sonho
A banda marcial recebeu o convite para participar da apresentação internacional por meio de um padrinho muito especial e respeitável no município, o maestro José Sluminski. Ele conheceu o grupo no ano passado, durante uma visita à escola e, como já havia levado instrumentistas para fora do país ao longo de sua trajetória, indicou o grupo ao consultor de gestão cultural Wanderley Dias de Souza. O mesmo é responsável por levar diversos grupos e bandas marciais para apresentações internacionais. A oficialização ocorreu em maio deste ano, com a previsão de que a viagem acontecesse em outubro. Contudo, como nesse mês houve eleições municipais na primeira semana e também no Chile no final do mês, decidiram adiar a apresentação para agora.
Na quinta-feira, Wanderley chegou ao município e esteve presente no ensaio da banda marcial. No final, ainda realizou uma reunião com os pais dos estudantes para sanar dúvidas. O consultor embarcará com a banda marcial e estará presente em todas as apresentações. A saída ocorre nesta segunda-feira (25). Depois, permanecerão por quase dois dias na estrada, com a previsão de chegada na quarta-feira à cidade de Luján de Cuyo, localizada na província de Mendoza, na Argentina.
No dia seguinte, está prevista uma programação cultural, com visitas e atividades musicais organizadas em parceria com a Prefeitura local, que está auxiliando na definição dos locais de apresentação. Depois, seguirão para San Carlos, no Chile, onde haverá uma programação diversificada, incluindo visitas a museus e apresentações musicais. Um dos destaques será a visita a um colégio técnico, o Liceo Politécnico Capitán Ignacio Carreira Pinto, que é também o local de alojamento do grupo na cidade. Durante os três dias em San Carlos, o grupo também trocará experiências com músicos locais. Existe ainda a possibilidade de realizar apresentações em outra cidade chilena, dependendo da disponibilidade.
O retorno à Argentina está marcado para o dia 2 de dezembro, com a viagem de volta a São Bento do Sul prevista para levar quase três dias de estrada, dependendo das condições do percurso. Ou seja, retornarão na primeira semana de dezembro.
A matéria completa você confere no jornal impresso de sábado (23) e domingo (24).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕