Com a proposta de capacitar todas as crianças que frequentam o sexto ano do ensino público, deverão ter início no próximo mês as aulas do programa “Bombeiro Mirim”, do Corpo de Bombeiros Militar de Rio Negrinho. “A gente imagina que seja perto de 500 crianças a serem atingidas”, explica o comandante João Ricardo Prochmann.
Os conteúdos trarão: primeiros socorros, cuidados com o meio ambiente, acidentes domésticos e segurança contra incêndio.
“O grande foco é, dentro da grade curricular inserida na escola, que as crianças estejam aprendendo um pouco de uma forma geral sobre prevenção. Bem importante frisar sobre o serviço de emergência, deixando a criança mais segura de forma a agir no caso de um acidente. Tudo isso feito diretamente nas escolas”, detalha.
Ao final do programa as crianças fazem uma visita ao quartel para conhecer a ambulância, o caminhão e a estrutura em si. “Lá comentamos um pouco sobre o nosso serviço”, cita o comandante.
O projeto também fala sobre convívio, civismo, símbolos nacionais, ordem, bandeira e hinos, além de abordar sobre segurança em ambientes aquáticos. “A gente comenta um pouco sobre a prevenção ao afogamento”, aponta João Ricardo.
Por abranger várias turmas de várias escolas, o projeto deverá iniciar no próximo mês e se estender até o final de 2024 com a proposta de realizar duas formaturas – uma no meio do ano e a outra no final.
Recursos
Prochmann explica que o projeto foi uma das iniciativas habilitadas para receber recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) ainda em 2023 – ano em que deveria inicialmente ter sido posto em prática originalmente.
“Mas como teve mudança do conselho, e no final das contas a verba foi liberada somente no final do ano passado, optamos por fazer tudo em 2024 para pegar todas as turmas, sem deixar ninguém de fora”, enfatiza.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕