Aprovações sem sobressaltos na Alesc

Alesc aprova 34 projetos do Executivo em duas sessões

• Atualizado 7 horas atrás.

A partir de agora, os deputados estaduais entram em recesso até agosto (Foto: Bruno Collaço / Agência AL)

Conforme previsto, os projetos de lei de origem do Poder Executivo adiados na sessão de terça-feira (15) foram aprovados no Plenário da Alesc nesta quarta-feira (16), sem sobressaltos. Ao todo, juntando as duas sessões, são 34 propostas do governo discutidas e admitidas. A demonstração de força e negociação foi decisiva para que o PL 428/2025 – que institui o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua; o PL 472/2025 – que institui o Programa Estrada Boa Rural; e o PL 424/2025 – que cria o serviço temporário na PMSC – avançassem.

Além desses, passou o PL 485/2025, que reajusta em 11% os vencimentos dos professores da rede pública estadual, sendo 6,5% pagos em julho e 4,5% em dezembro e cria uma indenização anual de até R$ 3 mil aos professores em exercício nas escolas da Secretaria de Educação e da Fundação Catarinense de Educação Especial que aderirem a um programa de qualificação. Uma tarde de vitórias para o governo de SC.

Recesso
Com a também aprovação do PL 178/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 e define o orçamento do Estado para o próximo exercício financeiro, no qual estão previstas receitas e despesas públicas de R$ 57,9 bilhões, montante 10% maior que o de 2025. A partir de agora, os deputados estaduais entram em recesso até agosto.

Missão
O Movimento Brasil Livre (MBL) criou o partido político Missão, com o lema: “Prendeu, matou”. O grupo deixou em segundo plano os apelos ao liberalismo econômico e, agora, foca na segurança pública. Em junho, o Missão atingiu o número de assinaturas necessárias para obter o registro no TSE. Em Santa Catarina, são mais de 6 mil filiados. No Brasil, mais de 500 mil.

Sem acordo
Não avançou a proposta apresentada pelos deputados Padre Pedro Baldissera e Neodi Saretta para que os também parlamentares Luciane Carminatti e Fabiano da Luz dividissem nos próximos quatro anos a presidência do PT de SC (dois anos para cada um). Assim, ambos seguem para eleição direta em segundo turno, marcado para acontecer no dia 27 de julho.

Tudo definido?
Apesar das manifestações contrárias, o ex-presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao portal Poder 360, confirmou acerto com o governador Jorginho Mello para lançar Carlos Bolsonaro ao Senado por SC pelo PL. Pela fala, dá como vitória certa! Então, a bola está com o eleitor catarinense. Ou confirma a tese de voto de cabresto, ou mostra que tem autonomia.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Duas crianças, uma mulher e um homem abraçados sobre um sofá em uma sala de estar
Chicória em horta
Xande Bastos - Rafael GaglianoDivulgação
Copo de vidro sendo cheio com água
Imagem do planeta Mercúrio

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-13 at 18.26
montagem de fotos
Acidente das neves
carrata-desgovernada-invade-empresa-e-deixa-tres-feridos-em-vargeao-em-sc-5
acidente bairro 25 de julho (1)

Notícias relacionadas