Amin defende no Senado o voto auditável

Amin lembra que este modelo é utilizado em três países: Índia, Paraguai e Venezuela

• Atualizado 10 horas atrás.

Senador catarinense Esperidião Amin (PP) defende o voto auditável (Foto: Divulgação / Agência Senado)

Está na agenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o novo Código Eleitoral. A votação do relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) deve acontecer no dia 9 de julho. Mas antes, nesta próxima quarta-feira, é o prazo limite para a apresentação sugestões de mudanças ao projeto. Entre elas está a emenda apresentada pelo senador catarinense Esperidião Amin (PP), que defende o voto auditável. O parlamentar usa como base o relatório elaborado da Polícia Federal sobre a urna eletrônica, que sugere, como evolução do software, a confecção do voto para fins de auditoria.

Na prática, seria um modelo onde após o eleitor exercer seu direito, um comprovante cairia numa caixa física, vedada e transparente, para que em caso de dúvida, os votos pudessem ser revistos. Sem que o eleitor saísse da sala com qualquer comprovante. Amin lembra que este modelo é utilizado em três países: Índia, Paraguai e Venezuela.

Vacinação
A Alesc realiza nesta segunda-feira-feira à noite audiência pública sobre a obrigatoriedade da vacinação da Covid-19 em crianças de seis meses a cinco anos. O evento será realizado no Plenarinho e abrirá o debate sobre os impactos, riscos, conceitos e direitos envolvidos na vacinação infantil. Os deputados Sargento Lima (PL) e Jessé Lopes (PL) são os proponentes.

Samu
O Governo do Estado entregou, na sexta-feira, 33 novos compressores torácicos externos automáticos para as ambulâncias das Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em SC. Com investimento de quase R$2 milhões, os equipamentos médicos melhoram a performance na ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Decisão
Acusado de liderar organização criminosa em SC teve prisão preventiva substituída por domiciliar, com uso de tornozeleira, para cuidar do filho diagnosticado com autismo grau 2. A mãe tem graves transtornos psiquiátricos; e a sogra, tem câncer. O pedido do advogados Claudio Gastão da Rosa Filho e Osvaldo Duncke foi aceito pelo juiz Elleston Lissandro Canali.

Presidência
Desde sexta-feira, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), que integrou missão da Alesc à Ásia, assume a presidência da Assembleia Legislativa por um período de sete dias. O vice-presidente da Casa ficará no cargo durante a licença do presidente titular, deputado Julio Garcia (PSD), que retoma suas atividades em 4 de julho.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ronnie e Gilmar
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56
Casal usando roupas de academia treinando com peso
motociclista-perde-a-perna-em-brusque-1300x731
desenho de intestino em papel branco com alimentos, como feijão, frutas, grãos e sementes, em volta

Mais lidas

Abordagens boate
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50
Notas de falecimento (site) (4)
acidente bairro brasília
irmas-sao-brutalmente-assassinadas-em-suposta-disputa-por-terras-em-sc

Notícias relacionadas