Jovens do sexo masculino que atingem a maioridade civil neste ano devem realizar o alistamento militar até o dia 30 de junho, no domingo. O procedimento é feito pela internet (www.alistamento.eb.mil.br), basta preencher um formulário e informar o número do CPF para validação dos dados pessoais.
Em São Bento do Sul, muitas pessoas têm procurado a Junta Militar. A secretária, Salete Silva, explica o cadastro é feito no local apenas para aqueles que não têm CPF ou dificuldade para acessar a internet. Neste caso, é preciso ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto e um comprovante de residência.
Até o dia 22 de julho será divulgada uma lista com o dia, a data e o local da seleção geral. Como no município são esperados cerca de 700 jovens, as apresentações serão fracionadas de 2 a 16 de agosto.
Vale lembrar que, se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa. O valor para esse segundo trimestre, conforme Salete, é de R$ 4,32. Além da quantia em dinheiro, pode ser impedido de prestar exames, fazer ou renovar o passaporte, ingressar em alguma instituição de ensino superior, obter a carteira de trabalho, prestar concursos públicos, receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual ou Municipal, entre outras penalidades.
Informações e dúvidas podem ser sanadas na Junta de Serviço Militar, localizada no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, na Rua Benjamin Constant, nº 130 – sala D18. O espaço atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. Informações pelo telefone 3633-1420.
Veja a matéria completa no jornal impresso desta segunda-feira (24).