Após receber denúncias de que veículos comercializados em São Bento do Sul estariam com a quilometragem adulterada, a 21ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) adotou, no final de 2011, o registro fotográfico de hodômetros durante o processo de vistoria. O mesmo procedimento, segundo o responsável pela Ciretran, Ubiratã Mafra Pinto, também foi adotado pela empresa credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a qual atua em São Bento do Sul e Rio Negrinho.
“O objetivo desta medida é coibir as constantes adulterações da quilometragem de veículos, pois, infelizmente, esta é uma prática comum”, lamenta Mafra. “Segundo as denúncias, tais adulterações seriam feitas em algumas garagens, autoelétricas e até concessionárias”, informa. “Um automóvel com 40 ou 50 mil quilômetros tem mais valor de revenda do que um com 100 mil quilômetros”, exemplifica.
Denúncias
O Procon de São Bento do Sul – localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Passageiros Alfredo Ernesto Kock – funciona de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, sem fechar para o almoço. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3633-5055 e pelo e-mail proconsbs@saobentodosul.sc.gov.br.
Apenas neste mês, ressalta o responsável pelo órgão de trânsito, foram descobertas duas adulterações em veículos revendidos.
Providências
Ubiratã Mafra ressalta que os proprietários podem registrar queixa por adulteração e estelionato, e solicitar abertura de inquérito policial contra quem efetuou a venda e/ou a adulteração. “Caso a transação tenha sido feita por pessoa jurídica, cabe denúncia ao Procon”, explica.