Finalistas do 9º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental reuniram-se na noite de quinta-feira (26), em Florianópolis, para a solenidade de divulgação dos vencedores. O repórter Elvis Lozeiko, do jornal A Gazeta, conquistou a segunda colocação estadual da categoria Fotojornalismo, com a fotografia de um beija-flor-de-papo-branco “congelado” no ar, graças ao ajuste da velocidade do obturador da máquina fotográfica.
A imagem, que lhe rendeu uma premiação de R$ 3 mil, foi utilizada para ilustrar a matéria “Um salve aos nossos amigos voadores”, veiculada em outubro de 2016, em alusão ao Dia das Aves. A foto ainda deu a Lozeiko o primeiro lugar da regional de Mafra da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na mesma categoria.
O repórter também conquistou a primeira colocação da regional de Mafra na categoria Mídia Impressa, com a matéria “Sangue e suor em busca da nascente do rio Vermelho”, publicada em abril do ano passado. Na ocasião, ele acompanhou uma expedição promovida pelo Samae são-bentense, com o objetivo de localizar a nascente do rio que fornece água para os 80 mil moradores da cidade.
Foto de Elvis Lozeiko, tirada no bairro Mato Preto, foi a segunda colocada em nível estadual
No jornal impresso deste fim de semana (28 e 29), há mais detalhes do prêmio. Elvis
também comenta suas inspirações e o diretor do jornal ressalta a importância da conquista.