O ministro dos Transportes, Renan Filho, tem agendado para esta quarta-feira (23) importante reunião com as principais lideranças catarinenses. Na agenda, a busca de uma saída para o impasse em que se tornou a BR-101 no trecho localizado no Morro dos Cavalos. O trágico acidente ocorrido no dia 6 abril – quando cinco pessoas ficaram feridas por queimaduras, mais de 20 carros consumidos pelo fogo originado do tombamento de um caminhão carregado de etanol – reacendeu a discussão pela construção de um túnel na via.
O encontro em Brasília, que terá a presença do governador Jorginho Mello, dos 16 deputados federais de SC e os três senadores, além do presidente da Alesc, Julio Garcia, e outros parlamentares estaduais, além da ANTT, a cobrança será por um posicionamento claro do governo federal sobre a construção desta alternativa viária. O que a sociedade catarinense espera é que as diferenças políticas fiquem de lado, em nome de uma causa maior.
Proposta
Depois de troca de farpas via vídeos em redes sociais, Jorginho Mello e Renan Filho se sentarão na mesma mesa. O governador de SC deve apresentar a proposta de um contorno viário, a partir de estudos por técnicos do estado. A ideia é apontada como mais cara e mais demorada para a execução. Já o túnel tem projetos prontos, necessitando atualização dos números.
Arteris x CCR
Outra proposta, defendida pela Fiesc, é que a concessão do túnel seja repassada para a CCR, concessionária do trecho Sul da BR-101 em SC. Atualmente, o Morro dos Cavalos é de responsabilidade da Arteris. Como tem um prazo maior de concessão, a CCR poderia abraçar este projeto. O prazo da Arteris termina em 2033, podendo ser estendido até 2048.
Luto
O governador Jorginho Mello decretou luto oficial de três dias em Santa Catarina pela morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). Papa Francisco tinha 88 anos e ocupava o posto desde 2013, sendo o primeiro papa latino-americano da história. O presidente Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil.
Conclave
A Igreja Católica inicia os preparativos para o próximo Conclave, cerimônia que elegerá o novo papa. Entre os 138 cardeais eleitores de todo o mundo, três são de SC: Dom João Braz de Aviz, natural de Mafra e atual prefeito emérito do Dicastério no Vaticano; Dom Leonardo Ulrich Steiner, de Forquilhinha e arcebispo de Manaus; e Dom Jaime Spengler, de Gaspar, atual arcebispo de Porto Alegre.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕