O Partido dos Trabalhadores (PT) de São Bento do Sul divulgou uma nota oficial sobre os recentes acontecimentos na Câmara de Vereadores. Assinado pela presidente da sigla, Magda Elizabeth, o comunicado repudia falas que considera ofensivas por parte de vereadores.
Na parte da manhã, o ex-vereador Luiz Carlos Pedrozo já havia emitido uma nota falando sobre o tumulto. Ele foi um dos envolvidos na confusão.
Nota oficial do PT
“O Partido dos Trabalhadores (PT) de São Bento do Sul vem a público manifestar sua posição sobre os acontecimentos recentes na Câmara Municipal, reafirmando seu compromisso com a democracia, o respeito mútuo e a defesa dos direitos fundamentais.
Durante sessão legislativa, a vereadora e procuradora da mulher, Sra. Cátia Friedrich (PSD), utilizou a tribuna para denunciar as violências e ameaças de morte sofridas pela ex-candidata à prefeita Jaciara Machuga. Esse ato corajoso evidencia a persistente violência política de gênero que tantas mulheres enfrentam em nosso país. Contudo, lamentamos profundamente as declarações subsequentes dos vereadores Joelmir Bogo (União Brasil) e Luis da Luz (PL). O vereador Bogo criminalizou o programa Bolsa Família, afirmando que “bolsa família é para criar vagabundo”, desconsiderando a importância desse programa na redução da pobreza e na promoção da dignidade de milhões de brasileiros. Já o vereador Luis da Luz defendeu e solicitou anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que atentaram contra as instituições democráticas do país.
Diante dessas manifestações, membros do PT presentes na sessão optaram por se retirar em silêncio, em sinal de protesto. Dois de nossos companheiros fizeram o sinal de “L” com as mãos, símbolo associado à luta por liberdade e democracia, o que foi indevidamente criminalizado por alguns vereadores. Questionamos: qual atitude merece repúdio? O gesto pacífico de protesto ou a defesa de um golpe de Estado?
Além disso, ao se dirigirem à saída da Casa Legislativa, foram abordados pelo diretor da Câmara, que ordenou nossa retirada imediata, ameaçando chamar a polícia caso não obedecessem. Repudiamos veementemente essa tentativa de cerceamento do direito à livre manifestação e entendemos que a Casa do Povo deve ser um espaço de debate democrático e respeito às divergências.
O Partido dos Trabalhadores de São Bento do Sul reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social. Continuaremos vigilantes e atuantes na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa.
São Bento do Sul, 28 de março de 2025.
Partido dos Trabalhadores – Diretório Municipal de São Bento do Sul
Magda Elizabeth
Presidenta do Partido dos Trabalhadores de São Bento do Sul”
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕