Na tribuna da sessão ordinária de quinta-feira (27), a vereadora Cátia Friedrich (PSD) defendeu a petista Jaciara quanto aos ataques que sofre, só que um grupo petista que estava na Câmara não soube agir da mesma forma. Quando Luiz da Luz (PL) se manifestava na tribuna, criticando questões envolvendo STF e julgamentos em Brasília, começaram a fazer gestos e a xingar os vereadores. Foram embora xingando. Ainda na frente da Câmara estavam gritando e a Polícia Militar foi chamada.
A Câmara de Vereadores emitiu uma nota oficial sobre o acontecimento:
“A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul lamenta os acontecimentos registrados durante a 12ª sessão ordinária desta quinta-feira (27), quando populares presentes no plenário desrespeitaram os vereadores durante a palavra livre, proferindo deboches e gestos inadequados. Diante da conduta incompatível com o decoro parlamentar, os envolvidos, que se retiraram do plenário, foram convidados a se retirar da Casa de Leis, e a Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança e a ordem.
O Regimento Interno desta Casa Legislativa, no artigo 150, estabelece que qualquer pessoa pode assistir às sessões públicas, desde que permaneça em silêncio, não interfira nos trabalhos, não manifeste apoio ou reprovação às falas dos parlamentares e atenda às determinações da Mesa Diretora. Pelo descumprimento dessas normas, o mesmo artigo prevê que a Presidência pode determinar a retirada de qualquer pessoa que perturbe a ordem, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.
A Câmara reafirma seu compromisso com o debate democrático e com a participação popular em suas sessões, desde que respeitadas as normas que garantem a integridade dos trabalhos legislativos. O direito à manifestação e ao contraditório são pilares da democracia, mas devem ser exercidos com civilidade e respeito.
São Bento do Sul, 28 de março de 2025.
Gilmar Luis Pollum
Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul.”
Em resposta, os envolvidos no protesto também divulgaram uma nota oficial contestando a versão da Câmara e apresentando sua visão sobre os fatos. O conteúdo da nota pode ser lido na íntegra aqui.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕