Os alunos do terceiro ano de Psicologia da Univille estão promovendo dois grupos de apoio gratuitos para a comunidade. A iniciativa busca proporcionar um espaço de troca de experiências, reflexão e acolhimento para mães atípicas e cuidadores domiciliares.
Conforme a psicóloga e professora orientadora, Rosina Forteski Glidden, não se trata de psicoterapia, mas sim de um espaço seguro para que os participantes compartilhem suas histórias e fortaleçam sua rede de apoio. Os grupos são conduzidos por alunos estagiários do curso e, além do momento de conversa e reflexão, há atividades propostas pelos mediadores para abordar temas específicos relacionados às demandas dos participantes.
“Sabemos que, ainda que o amor e o cuidado sejam fundamentais e exista uma entrega incondicional, o desgaste emocional e a sobrecarga também fazem parte da jornada de cuidados e são justamente esses aspectos que os encontros pretendem trabalhar”, explica.
O grupo de apoio para mães atípicas é voltado para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e outras condições relacionadas à neurociência. Há duas opções de encontros, na terça e quinta-feira, às 17h30, no campus da Univille, no bairro Colonial.
Já o grupo de apoio para cuidadores domiciliares é destinando a pessoas que cuidam de familiares com Alzheimer, Parkinson ou outros transtornos mentais. O encontro acontecerá toda quinta-feira, às 17h30, também na Univille.
Serão realizados mais cinco encontros, e a participação não exige sequência, pois os interessados podem ingressar a qualquer momento. Lembrando que os encontros são gratuitos, porém, para a organização dos mediadores, é necessário fazer a inscrição pelo servicodepsicologia.sbs@univille.br.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕