Durante uma fiscalização em frente à Unidade Operacional de Rio Negrinho, às 16h50 de segunda-feira, policiais rodoviários federais abordaram dois veículos Volvo VM 310 modelo 6 x 4 R, placas MIC 9628 e MJP 0359, ambos de Joinville. Quando receberam a documentação de ambos, os policiais observaram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV’s) 2013 e levantaram suspeitas quanto ao ano do exercício dos mesmos, pelo fato do último algarismo apresentar indícios de adulteração. Efetuada consulta no sistema SISP, confirmou-se que ambos estavam com o licenciamento atrasado, com uma extensa lista de débitos.
Os motoristas foram informados da situação, e os policiais solicitaram que eles mantivessem contato com o responsável pela empresa para comparecer ao posto da Polícia Rodoviária Federal. No início da noite, compareceu ao posto Marlo Watanabe, 36 anos, apresentando-se como responsável pelos caminhões.
Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de polícia, onde Marlo − perante o delegado de plantão − afirmou ter sido ele o autor das adulterações. Ele responderá pelo ilícito penal. Policiais ainda constataram que o motorista de um dos caminhões não era habilitado. Após serem autuados, os veículos foram recolhidos ao pátio da empresa conveniada.